No Brasil, a Revolução Verde expandiu-se e consolidou-se a partir das décadas de 1970 e 1980. apresente os principais resultados e consequências desse processo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Verde que ocorreu no Brasil, assim como todo processo de industrialização, trouxe como todo processo. Uma série de consequências e vantagens (resultados), que vou citar aqui.
Vantagens: Eficiência no campo (Isso se deve à automatização do trabalho manual), Produção mais ágil e produtiva (Pelo aumento da rapidez no cultivo de culturas), Barateamento (Uma produção automatizada, iria custar bem menos para o latifundiário, pelo fato de não precisar pagar salários, apesar das máquinas serem relativamente caras, o custo-benefício era grande) e a pesquisa (Basicamente, a pesquisa é o maior conhecimento das culturas cultivadas, sabendo vários dados delas).
Desvantagens: Esgotamento do solo (Pela produção ser mais eficiente e automatizada, o solo acaba sofrendo muito com o cultivo descriminado de várias culturas, os nutrientes acabam sendo esgotados e o solo fica improdutivo), Erosão (Solo mais frágil e improdutivo é mais propenso à sofrer erosões), Alteração do ecossistema (Um ambiente natural ao ser tratado com uma cultura não comum em seu ambiente, ele acaba se alterando e prejudica o meio ambiente), Desmatamento (O desmatamento é causado pelas queimadas que muitos agricultores fazem para deixar o terreno limpo para plantação), Dependência industrial (Com a automatização e pesquisa, os produtos transgênicos e agrotóxicos se popularizam nas mãos dos latifundiários, eles acabam utilizando esses produtos industriais de maneira descontrolada e se tornam dependentes), Priorização à indústria (As produções familiares feitas manualmente foram colocadas de lado pela menor produtividade e eficiência em comparação com grandes propriedades grandes e automatizadas).
Esses foram alguns dos fatores que definem a Revolução Verde no Brasil e no mundo.