No Brasil, a prática avaliativa está "[...] atrelada a uma cultura histórica que classifica, pune e, muitas vezes, exclui o aluno. Pesquisas no campo da educação demonstram que todos os alunos aprendem, mas cada um com suas peculiaridades e em ritmo diferente". Sendo assim, há formas específicas de ensinar e, consequentemente, de avaliar (SOUZA, 2019, p. 182).
SOUZA, M. M. P. Metodologia da Alfabetização. Maringá: Unicesumar, 2019.
Em nosso estudo, vimos como o Projeto Político Pedagógico (PPP) se relaciona com o processo de avaliação dos alunos. Com base no exposto, avalie as afirmativas no que diz respeito a avaliação e sua relação com um PPP na perspectiva emancipatória:
Alternativas
Alternativa 1:
No PPP, o controle dos instrumentos de avaliação é feito por instrumento técnicos-burocráticos.
Alternativa 2:
Na perspectiva emancipatória, o sucesso da avaliação é um compromisso social. Na qual a emancipação é fundamental na construção do sucesso escolar.
Alternativa 3:
Os instrumentos da avaliação visam a memorização e a repetição, como via de sucesso escolar, buscando uma perspectiva estratégica-empresarial de ensino.
Alternativa 4:
Os profissionais de diversas áreas e grupos administrativos atuam no controle e aferimento dos instrumentos de avaliação constantes no PPP na perspectiva emancipatória.
Alternativa 5:
A autonomia no processo avaliativo é listada no PPP como uma possibilidade de sucesso. Ligada à perspectiva emancipatória e se relaciona com lógica estratégica-empresarial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
Alternativa 2:
Na perspectiva emancipatória, o sucesso da avaliação é um compromisso social. Na qual a emancipação é fundamental na construção do sucesso escolar.
A perspectiva emancipatória, no que tange ao alinhamento com o Projeto Político Pedagógico (PPP) se destaca no sentido de construir o sucesso escolar, com base no direcionamento para o protagonismo juvenil nos estudantes.
A partir destes propósitos, torna-se possível o processo de inclusão, que garantirá que as ações pedagógicas tornem-se mais efetivas, e o suceso se beneficie em um compromisso social.
Respondido por
21
Alternativa 2:
Na perspectiva emancipatória, o sucesso da avaliação é um compromisso social. Na qual a emancipação é fundamental na construção do sucesso escolar. Página 186
EDUFAEB:
CORRETA! PAG 187 E 188 LIVRO METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO- UNICESUMAR
Perguntas interessantes