No Brasil, a população idosa vem aumentando de forma progressiva, assim como em todo o mundo, com expectativa de vida acima dos 70 anos. O envelhecimento é assunto de preocupação para o setor da saúde nos dias de hoje, uma vez que é necessário promover o bem-estar e qualidade de vida nessa faixa etária. O processo de envelhecimento é associado a diversas alterações fisiológicas, que podem impactar no estado nutricional da pessoa. Muitos idosos são acometidos por doenças e agravos crônicos, que afetam sua qualidade de vida se não bem tratadas. A antropometria é útil para o diagnóstico nutricional dos idosos, por ser um método simples, rápido, de baixo custo e com boa predição para doenças futuras, mortalidade e incapacidade funcional, podendo ser usada como triagem. Por outro lado, o uso da classificação de IMC para adultos em idosos apresenta controvérsias em função das mudanças corporais que acontecem, sendo necessário uma adaptação. Existem algumas classificações para o IMC ideal para o idoso, o utilizado pelo Ministério da Saúde disponível no Caderno de Atenção Básica – Envelhecimento e Saúde da pessoa idosa é o seguinte:
IMC adaptado para idosos. Fonte: Lipschitz, 1994
Esses pontos de corte levam em consideração as mudanças na composição corporal que ocorrem com o envelhecimento quando comparados com os indivíduos adultos.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 192 p.
Analise as sentenças a seguir:
I. O adequado estado nutricional ao longo da vida pode ser considerado um dos fatores que determinam a longevidade bem-sucedida.
II. No idoso é comum a sarcopenia, ou seja, a perda de massa muscular, que contribui para diminuição da força, alterações no modo de andar, equilíbrio e perda da função física. No geral, há uma perda de 2 a 3% de perda de massa magra a cada década.
III. A perda de massa magra é acompanhada de aumento da gordura corporal. Contudo, o peso pode diminuir com a idade, relacionando-se a à redução do conteúdo da água corporal e da massa muscular, sendo mais evidente no sexo masculino. O ideal é avaliar as mudanças corporais ao longo do envelhecimento.
IV. A taxa metabólica aumenta conforme a idade aumenta, diminuindo as necessidades energéticas do corpo no idoso.
V. O estado nutricional de um idoso de 75 anos com peso de 60 kg e altura de 172 cm é considerado de eutrofia pelo IMC.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d.
Todas as afirmativas estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
a resposta correta é a letra C- 1 2 3 estão corretas
Respondido por
9
Resposta:
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação:
No Brasil, consideramos idosos aqueles indivíduos que apresentam 60 anos ou mais. O envelhecimento é um processo natural do organismo.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás