No Brasil, a partir de 1º de janeiro de 2019, será proibida a fabricação, importação, comercialização e uso de termômetros e esfigmomanômetros com coluna de mercúrio em serviços de saúde. Mas a resolução não se aplica aos produtos para pesquisa, calibração de outros instrumentos ou para uso como padrão de referência.
O modelo matemático de um termômetro de bulbo, com as devidas hipóteses simplificadoras como: a temperatura que envolve o termômetro ser uniforme, o vidro do termômetro não armazena energia e funciona apenas como uma resistência térmica, a variação da massa de mercúrio no bulbo é desprezível, é mostrado na equação 1.16, sendo Tl e Tméd as temperaturas do que será medido (na figura abaixo, é a temperatura de um líquido) e a temperatura indicada pelo termômetro.
Onde:
Resistência térmica do bulbo de vidro
Capacitância térmica do mercúrio
Massa de mercúrio no bulbo
Transformada de Laplace da temperatura medida pelo termômetro
= Temperatura do termômetro exatamente antes de iniciar o processo de aferição, ou seja, quando o tempo é zero .
Transformada de Laplace da Temperatura a ser medida.
Antes de o termômetro ser proibido, quanto tempo demora para o aparelho indicar a temperatura de 37,9°C quando utilizado em uma pessoa com febre de 38°C, sendo que a temperatura ambiente é de 24°C? Mostre, com o auxílio do MatLab, a resposta gráfica referente ao comportamento da temperatura ao longo do tempo.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
100
x 202,9 y 37,9 .........................
pamelaconstantino:
x 202,9 y 37,9 CORRETO
Respondido por
24
letra A é a correta.
Perguntas interessantes