No Brasil a participação das mulheres no mercado de trabalho de forma mais significativa se deu a partir da década de 1970. Na década de 80, as mulheres ganharam mais visibilidade dentro de movimentos sindicalistas devido a criação da Comissão Nacional da Mulher Trabalhadora. O avanço dos direitos e do protagonismo feminino se torna ainda mais relevante em 1988, quando a Constituição Federal passa a garantir a igualdade jurídica das mulheres, fazendo com que elas sejam consideradas tão capacitadas quanto os homens, analise as assertivas abaixo: I – O Brasil se destaca no ranking de maiores empreendedores mundiais e as mulheres assumem um papel significativo nesse processo. Em 2018, as mulheres já respondiam por 34% de próprio negócio no Brasil. II - As políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo feminino devem ser pautadas pela construção de uma política sistêmica governamental de trabalho e renda, e também pela institucionalização de políticas sociais setoriais e transversais, o que possibilita um maior envolvimento das mulheres. III - O aumento da participação das mulheres empreendedoras, está vinculado diretamente a ação profissional formalizada, haja visto que as mulheres normalmente investem mais na formação acadêmica, no entanto muitas mulheres ainda possuem pouca ou nenhuma orientação de gestão, minimizando a possibilidade de empoderamento. MOREIRA RODRIGUES, Ariele Silva; SANTIAGO GASPAR, Luisa Cavalcanti; REZENDE RODRIGUES, Danielle; GAMA AFONSO, Herlander Costa Alegre da. Fatores Críticos Relacionados ao Empreendedorismo FemininoEspacio Abierto. Espacio Abierto, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 75-96, 24 nov. 2020. Disponível em: . Acesso em: 13/09/2020 Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A I está correta, a II está correta, fiquei em dúvida da III, mas acredito que igualmente estejam as 3 acertivas corretas.
Portanto seriam I, II e III corretas.
Explicação:
A partir da Revolução Industrial, a realidade da mulher se modificou completamente. A conquista trabalhista da mulher foi alcançada por intermédio das necessidades de se sobreviver numa esfera capitalista (2 - I e II corretas).
A premissa III está incorreta, o empreendedorismo é majoritariamente masculino. Por isso, falta incentivo e com preconceitos.
Embora a liberdade da mulher já viesse a ser um sonho e que teria que ser concretizado, a mulher se viu "livre" na indústria e passou a ajudar na subsistência do lar, assim como seus maridos.
Em decorrência do alto consumo e das novas tecnologias, as mulheres se viram obrigadas a sustentar os lares junto com seus esposos.
Assim, os valores patriarcais foram caindo por terra, embora o machismo e a violência doméstica, não.
As mulheres, mesmo trabalhando como os homens, continuaram a ser privadas da sua liberdade e independência, ou seja, o capitalismo proporcionou e proporciona uma falsa sensação de liberdade às mulheres.
Link: brainly.com.br/tarefa/25567097