No Brasil, a maior parte da geração de energia elétrica é de origem hidrelétrica. Entretanto, o país tem investido em pesquisas referentes a energias de fontes renováveis, como a solar e a eólica. Segundo dados do Conselho Global de Energia Eólica (ou Global Wind Energy Council, GWEC), o Brasil se posicionou, em 2016, como o maior produtor de energia eólica da América Latina. Aproveitando este momento em casa, com a ajuda da sua família, realize uma pesquisa sobre o motivo de a região Nordeste se destacar na produção de energia eólica no Brasil, sendo que quase metade de sua geração de energia elétrica provém dessa fonte. Em seguida, procurem discutir juntos sobre a tendência do uso de energias renováveis no Brasil e no mundo.
Soluções para a tarefa
RESPOSTA:
Por conta de sua área grande, e não ser tão comum as chuvas passares por lá, Sobre o litoral norte do Nordeste, a intensificação dos ventos alísios contribui para a geração de energia eólica, juntamente com a chamada "safra dos ventos"
Porquê a potência é superior a ligação em série, e se uma instalação queimar, não iria interromper o circuito e apenas aquela iria apagar.
O Brasil é conhecido mundialmente pela geração de energia hidrelétrica.
Isso só é possível devido à riqueza em recursos naturais e fluvais, especialmente pela utilização do rio Amazonas na produção desse tipo de energia.
A região Nordeste, porém, não dispõe de muitos recursos fluviais, além de sofrer com secas frequentemente. Isso faz com a produção de energia hidrelétrica esteja fora de questão.
Desse modo, é necessário recorrer a métodos alternativos para a geração de energia.
Devido à sua extensa região litorânea e aos fortes ventos que acometem o litoral nordestino, o Nordeste do país viu na produção de energia eólica uma oportunidade para desenvolvimento tecnológico e atendimento da demanda da população.
Leia mais sobre fontes renováveis de energia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38471715