No Brasil, a educação escolar iniciou-se a partir da chegada da Companhia de Jesus, em março de 1549. Na ocasião os colonizadores trouxeram junto a eles um plano de estudos, elaborado por Inácio de Loyola e vigorado em 1552. Esse documento padronizava a educação em todas as instituições da Companhia de Jesus, apresentando métodos de ensino e orientando o professor sobre como organizar sua aula.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o fragmento acima e sua compreensão sobre a construção histórica da Didática em nosso país, assinale a alternativa que corresponde ao Plano de Estudos da Companhia de Jesus, mencionado.
Alternativas
Alternativa 1:
Ratium Studiorum.
Alternativa 2:
Didática Magna.
Alternativa 3:
Methodus Linguarum Novíssima.
Alternativa 4:
Spicilegium Didactium.
Alternativa 5:
Tratado de Ensinar Tudo a Todos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa 1: Ratium Studiorum.
O método pedagógico conhecido como Ratium Studiorum, desenvolvido por Inácio de Loyola, tinha o principal objetivo de educar os indígenas, ao mesmo tempo reproduzindo a cultura e os valores cristãos, presentes na sociedade europeia da época.
Diante disso, baseava-se em um modelo tradicional de ensino, ao mesmo tempo alienador, visto que a população indígena não tinha instrução, apenas assimilava os conteúdos de forma passiva.
Perguntas interessantes