No Brasil, a certificação de produtos orgânicos originou-se do trabalho desenvolvido por organizações nãogovernamentais (associações e cooperativas de produtores e consumidores), que estabeleceram padrõese normas internas para sua produção e comercialização, além de criarem selos de certificação para seusprodutos, que eram direcionados principalmente ao mercado interno.Sobre o processo de certificação de produtos orgânicos, avalie as afirmações a seguir.I. A primeira safra de uma cooperativa, após o período de conversão de seus produtos, poderá serconsiderada orgânica, havendo possibilidade de se ampliar esse período conforme o resultado dasanálises e das recomendações da entidade certificadora.II. A legislação proíbe os cultivos orgânicos e convencionais na mesma unidade de produção, em razãoda possibilidade de contaminação da produção orgânica pelos insumos utilizados na produçãoconvencional.III. A conversão de agricultura convencional para orgânica exige períodos mínimos de adaptação àsregras de produção orgânica, para adequação aos níveis de resíduos químicos estabelecidos, sendode 6 meses para hortaliças, culturas anuais e pastagens, e de 12 meses para culturas perenes.IV. Após a concessão da certificação de produtor agrícola orgânico, é obrigatória a elaboração de umcontrato de certificação, em que se estabeleçam os direitos e as obrigações do produtor rural e dacertificadora.V. A solicitação de certificação de orgânicos, contendo o plano de manejo orgânico ou o plano deconversão, deve ser feito a uma entidade certificadora, a qual enviará um técnico à propriedadepara verificar as condições e as medidas necessárias para a certificação.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, II e IV.C I, IV e V.D II, III e V.E III, IV e V.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra C, que aponta que I. A primeira safra de uma cooperativa, após o período de conversão de seus produtos, poderá ser considerada orgânica, havendo possibilidade de se ampliar esse período conforme o resultado das análises e das recomendações da entidade certificadora. IV. Após a concessão da certificação de produtor agrícola orgânico, é obrigatória a elaboração de um contrato de certificação, em que se estabeleçam os direitos e as obrigações do produtor rural e da certificadora. V. A solicitação de certificação de orgânicos, contendo o plano de manejo orgânico ou o plano de conversão, deve ser feito a uma entidade certificadora, a qual enviará um técnico à propriedade para verificar as condições e as medidas necessárias para a certificação, são as corretas.
A certificação de produtos orgânicos vem para fornecer uma segurança para o consumidor que por sua vez tem vez fica a merce apenas da confiança que tem pelo vendedor, isso é bom para o produtor que com essa certificação ajuda a agregar valor para o seu produto alem de passa mais credibilidade para seus consumidores.
A agricultura orgânicas que atualmente tem um crescente nicho consumidor, tem um protagonismo e impõem um olhar ecológico para a produção de Produtos agrícolas, sendo que com o uso dessas praticas pode ate mesmo baratear o custo de produção, alem de melhorar a vida de quem consome e produz.