No Brasil, a arte barroca ganhou, a partir do desenvolvimento do ciclo do ouro, um substrato para o surgimento de um estilo próprio. Assim pode-se falar da existência de um barroco brasileiro, o Barroco Rococó, marcado por manifestações na arquitetura, escultura, pintura e música. Manuel da Costa Ataíde é um dos principais expoentes do desse estilo e, na obra acima, é possível perceber um método de composição que:
a) privilegia o uso de figuras geométricas, retratando Nossa Senhora bem maior que os anjos, o que representa sua posição hierárquica superior.
b) privilegia a simplicidade, apresentando a elevação de Nossa Senhora ao céu como forma de expressar a faceta humana das figuras retratadas.
c) privilegia o abandono da nitidez das imagens, apresentando imagens turvas que apenas sugerem o contorno dos elementos humanos.
d) privilegia riqueza de detalhes do desenho com o objetivo de captar a atenção dos fiéis e instigá-los a contemplar os mistérios da religião católica.
e) privilegia o trabalho com desenho simples, por meio da aproximação da temática com a realidade com o objetivo de persuadir os fiéis.
#[Simulado ENEM 2020 - Brainly]
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa correta é a letra D.
A principal característica da arte barroca rococó no Brasil é justamente a ênfase aos adornos e aos elementos estéticos que pudessem impactar os fiéis católicos para captar a atenção deles e levá-los a um estado de adoração dos elementos e dogmas da Igreja.
Na imagem, não há uso de figuras geométricas, nem simplicidade, imagens turvas ou desenho simples, já que o barroco enfoca os detalhes.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/10621456
https://brainly.com.br/tarefa/12452863
Respondido por
0
Resposta:
d
Explicação:
O barroco tinha essa característica, na qual a riqueza de detalhes e a captação da atenção de quem via era o principal objetivo
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás