No bioma caatinga ocorrem longos períodos secos, sem chuva. Explique como a falta de chuva pode afetar os rios e os seres vivos da caatinga. *
Soluções para a tarefa
A chuva é um fenômeno natural extremamente importante para o ciclo da água no ambiente, e sem ela muitos processos vitais dos seres vivos ficam comprometidos, enquanto que os rios e lagos da região correm o risco de secarem.
A caatinga é um dos biomas mais secos que existem, com índices pluviométricos muito baixos. Isso significa dizer que toda água presente no ambiente possui um baixo tempo de permanência, ou seja, logo evapora e apresenta demora para precipitar.
Os seres vivos da caatinga possuem diversos mecanismos para sobreviver a falta da água, tais como peles mais grossas que impedem a perda d'água ou estratégias de fuga do intenso calor.Tais indivíduos, podem ter seus processos bioquímicos afetados caso lhe faltem a água, como por exemplo, problemas nos sistemais renais que impedem a limpeza de impurezas.
Já os rios, podem ter o alto risco de diminuirem sua coluna d'água e secarem completamente. Isso ocorre pois, na seca, grande parte dessa água evapora e necessita que retorne para equilibriar o nível de água do rio, mas caso a precipitação demore para ocorrer é possível que o rio alcance níveis tão baixos que podem levar a seca completa do corpo d'água.