No auge da indústria cafeeira (1830 – 1840), o café assumiu a liderança das exportações brasileiras. Entre 1889 e 1914, porém, é possível observar sucessivas crises na indústria cafeeira, seguidas por movimentos dos cafeicultores e intervenções do governo na produção, venda e estocagem do grão. Algumas políticas de defesa do café foram implementadas com o intuito de proteger o produto e seus produtores. Os produtores cafeeiros exerciam grande influência no país entre os anos 1889 à 1930, período onde predominava a política do café com leite, formados pelos cafeicultores de São Paulo e produtores de leite de Minas Gerais. Várias medidas foram adotadas para diminuir as oscilações de preços sofridos pelo café, que sofreu grandes quedas na demanda internacional no final do século XIX. As medidas são tomadas para proteger os produtores, sendo divididas em dois tipos: desvalorização cambial e política de valorização do café. Com base nas políticas de proteção do café, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O governo Getúlio Vargas decidiu desvalorizar a moeda nacional para garantir a manutenção da renda dos cafeicultores. PORQUE II. Além dos produtores cafeeiros exercerem grande influência na economia e na política do país, a economia brasileira era muito dependente da renda e das divisas geradas pelo café. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Apesar de não ter sido possível encontrar as alternativas para esta questão podemos afirmar que as duas preposições apresentadas sobre a indústria do café no Brasil durante o final do século XIX e começo do século XX são verdadeiras, sendo que a II e justificativa da I.
A indústria Cafeeira do Brasil durante os séculos XIX e XX
No final do século XIX e começo do século XX o Brasil era extremamente dependente da economia cafeeira e os fazendeiros de café estavam entre as pessoas mais poderosas do país.
Porém nessa época o preço do café começou a cair gradativamente assim como a demanda internacional, e após a crise financeira de 1929 o preço do café desabou.
Para proteger a indústria brasileira do café assim como os interesse dos grandes fazendeiros, Getúlio Vargas que era o Presidente da República manipulou o preço do café desvalorizando a moeda nacional e ordenando a queima de milhares de sacas de café.
Saiba mais sobre o ciclo do café aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1285512
#SPJ1