No atual modelo econômico o conhecimento exerce um papel fundamental tendo em vista que é reconhecido como um novo fator de produção. Sendo este um fator determinante para a competitividade, sustentabilidade e sucesso de uma organização. Portanto, é essencial que as organizações desenvolvam a capacidade de transformar informação em conhecimento e o conhecimento em subsídios para tomadas de decisão, tendo em vista que cada vez mais o valor do produto depende da inovação, tecnologia e inteligência nele incorporados.
DALKIR, Kimiz. Knowledge management in theory and practice. Burlington MA, USA. Elsevier, 2005. (adaptado).
Acerca do que se pode aceitar como definição de conhecimento, analise as afirmativas abaixo e considere (F) para Falso e (V) para Verdadeiro.
I. Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações.
II. Conhecimento é uma mistura de experiências, valores e percepções, informações e dados, a qual proporciona uma estrutura para a aplicação, avaliação e incorporação de novas experiências e informações.
III. Conhecimento é a capacidade de utilização das experiências e informações de tal forma que resulte em uma ação eficaz.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.
Alternativa 2:
F, F, V.
Alternativa 3:
V, F, F.
Alternativa 4:
F, V, F.
Alternativa 5:
F, F, F.
Soluções para a tarefa
Alternativa 4
I. Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Falsa, o conhecimento para que possa ser aproveitado dentro de uma empresa, também precisa de um arcabouço teórico reforçado para que o indivíduo tenha capacidade de argumentar em diferentes áreas.
II. Conhecimento é uma mistura de experiências, valores e percepções, informações e dados, a qual proporciona uma estrutura para a aplicação, avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Verdadeira, além das experiências, valores e percepções, o conhecimento também se torna válido para uma empresa através da capacidade de dados informações, para que assim, ele tenha embasamento para a sua fundamentação.
III. Conhecimento é a capacidade de utilização das experiências e informações de tal forma que resulte em uma ação eficaz. Falsa, as experiências e informações são importantes, mas é preciso que o conhecimento também tenha fundamentação.
Resposta: Alternativa 1, todas estão corretas.
Explicação: respostas nas páginas 22, 23 do livro gestão do conhecimento.