No artigo “Seguro-desemprego, promessas e interesses de classe”, são analisados alguns dos argumentos que fundamentaram, em dezembro de 2015, a Medida Provisória 665, que estabeleceu novas regras de acesso ao seguro-desemprego. Um desses argumentos explicita que o aumento dos gastos com esse benefício decorreria dos “conluios”, por meio dos quais o empregador simularia a dispensa por justa causa enquanto o empregado teria acesso ao Seguro, porém continuaria trabalhando sem a formalização do contrato. Em sua análise sobre a ideia do “conluio”, o autor apresenta as seguintes informações:
“[...]Entre 2003 e 2013, o número de beneficiários do Seguro Desemprego cresceu 74,5%, enquanto o número de desligamentos aumentou 113%, e dispensa a pedido 250% no mesmo período.
O avanço da formalização sobre o emprego informal, somado ao intenso crescimento dos desligamentos que não resultaram em concessão de Seguro (especialmente das dispensas a pedido do trabalhador), é forte evidência de que conluio individual para fraude do benefício não apenas é marginal no conjunto do mercado de trabalho brasileiro, como tem decrescido.
[...] Outro indicador que ajuda a dimensionar o conluio são os flagrantes apurados pela Fiscalização do Trabalho. Em 2014, foram lavrados apenas 384 autos de infração (multas) por manter empregado sem formalização recebendo Seguro Desemprego, num universo de 78 mil empresas que receberam autuação por alguma irregularidade. Para ter uma dimensão, nesse mesmo período foram lavrados 16.770 autos de infração contra empresas que mantinham empregados sem registro, e 299.826 mil autos no total.[...](FILGUEIRAS, Vitor Araújo. Seguro-desemprego, promessas e interesses de classe. Brasil de Fato. 27 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 4 out. 2017).
Com base nos trechos citados acima, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir:
( ) O conluio, que se configura como uma fraude ao Seguro-Desemprego, é a razão do aumento de 250% das demissões a pedido do empregado, entre 2003 e 2013.
( ) Os flagrantes apurados pela Fiscalização do Trabalho, em 2014, evidenciam que o conluio não foi a irregularidade mais encontrada nas empresas pelos auditores fiscais do trabalho.
( ) Os autos de infração lavrados, em 2014, foram na sua totalidade contra 16.770 empresas que mantinham empregados sem contrato formal e recebendo o Seguro-Desemprego.
( ) Os dados sobre o número de dispensas voluntárias, entre 2003 e 2013, assim como o crescimento dos empregos formais, demonstram, na opinião do autor, o caráter secundário do conluio praticado no país.
( ) Entre 2003 e 2013, o maior aumento das dispensas a pedido do trabalhador é, juntamente com o conluio, uma das causas do aumento dos gastos públicos com o benefício do Seguro-Desemprego.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a.
V-V-F-V-F.
b.
V-F-V-F-V.
c.
F-V-V-V-F.
d.
F-V-F-V-F.
e.
F-V-F-F-V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
No que diz respeito as características do seguro desemprego, temos que a resposta certa é a: F-V-F-V-F
Isso porque o seguro desemprego consiste em um amparo ao trabalhador que deve ser feito como forma de possibilitar que ele tenha uma renda durante o período em que ficou recém desempregado.
Assim, é uma forma de o governo continuar injetando dinheiro na economia e ao mesmo tempo não deixar o trabalhar desamparado.
Importante notar que os novos dados do seguro desemprego corroboram as expectativas do governo no que diz respeito a grande taxa de desempregados que existe atualmente.
você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18147374
espero ter ajudado!
Anexos:
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás