No artigo “Limitação da velocidade máxima à noite em função do alcance útil dos faróis”, de Ventura Raphael Martello Filho e Valdir Florenzo, especialistas em perícia de acidentes, há o diagrama representado a seguir.
Trata-se de um diagrama de isoluminância: cada curva (I, II, III e IV) delimita a área uniformemente abrangida por fonte de luz. Nesse caso, estão representadas as curvas de quatro pares de faróis altos de automóvel de diferentes especificações. As distâncias indicadas no diagrama estãorepresentadas em metros.
Suponha que você esteja viajando em um carro cujo diagrama de isoluminância da luz do farol corresponda à curva IV, que é a do farol mais eficiente, e que o motorista esteja atento e enxergue bem toda a região representada.
Responda:
1) A que distância o motorista consegue ver um obstáculo no lado direito da pista? (Um cavalo, por exemplo.)
2) Segundo o artigo, o tempo médio de reação de uma pessoa (intervalo de tempo entre a visão do obstáculo e a ação efetiva de reação) é de 1,5 s. Supondo que, no instante em que o motorista vê o obstáculo, o carro esteja com velocidade constante de 108 km/h (30 m/s), a que distância do obstáculo estará o carro quando o motorista pisar nos freios?
3) Ainda de acordo com o artigo, se a estrada estiver seca e os pneus forem novos, a aceleração de freamento pode chegar a 7,5 m/s2. Supondo que essa aceleração constante seja aplicada aos freios, que distância o veículo tem de percorrer para conseguir parar?
4) De acordo com os dados obtidos no exercício 3, suponha que, inesperadamente, um animal comece a cruzar a pista a 55 metros do veículo, ocorrerá colisão? Se sim, qual deveria ter sido a velocidade inicial do carro para que não ocorresse colisão?
5) Considerando que as condições aqui apresentadas foram as melhores possíveis (faróis altos da melhor qualidade, motorista atento e com boa visão, estrada seca e máxima aceleração de freamento) – o que nem sempre ocorre –, que recomendações vocês dariam a alguém para que faça uma viagem segura durante a noite?
ME AJUDEM!!!
Soluções para a tarefa
Respostas:
1) 130 m
2) 82 m
3) 60 m
4) Ocorrerá colisão, a velocidade inicial deveria ter sido para que o acidente não ocorresse.
5) Recomendaria ficar sempre atento, dormir bem antes de viajar, caso não seja possível, beber uma xícara de café ou energético e respeitar o limite de velocidade.
Explicações:
1) cada quadrado vale 10m, então 120+10=130
2) 1s=30m então metade de 30m=15. 15+30=45m
3) Tempo de (dês)aceleração é v2-v1/a, então 30/7,5=4 segundos. imaginando um triângulo onde um lado tem o valor de 30 e o outro 4, base x altura/2 temos 60m para frear.
4) Novamente para um gráfico, substituindo 30m/s por 28,726m/s, o tempo de aceleração diminui para 3.83 segundos. Sendo assim a base do triângulo agora tem 3.83 e a altura 28,726. 28,726x3.83+2≅55m
5) bom senso.