No artigo “Adaptação da teoria de Van Hiele para o tópico de funções no Ensino Médio” as autoras Eduarda de Jesus Cardoso e Lilian Nasser propõe um modelo de níveis de desenvolvimento para funções baseado em Van Hiele, conforme fragmento do texto a seguir:
“Com base nos níveis de van Hiele e nas outras referências estudadas, nossa pesquisa propõe um modelo próprio para o desenvolvimento do pensamento de funções. (…) Considerando os resultados obtidos e os modelos de níveis para funções das pesquisas de Isoda (1996) e Bergeron & Hercovics (1982), sugerimos a seguinte classificação para o desenvolvimento do pensamento de funções para alunos do Ensino Médio:
Nível 1: É um pré-conceito de função. Reconhecimento das variáveis dependente e independente, estabelecimento de esquemas visuais (gráfico ponto a ponto) e tabelas. Noções não formais de variação (temperatura, dependência…)
Nível 2: Reconhecimento do domínio e contradomínio, marcação de pares ordenados a partir da expressão algébrica de uma função. Uso da notação y = f(x).
Nível 3: Identificação da expressão analítica da função, distinção entre equação e função, construção e interpretação de gráficos.
Nível 4: Reconhecimento de funções injetoras, sobrejetoras, pares e ímpares, operações com funções, relação entre funções.”
Analise a atividade do ENEM de 2008 a seguir:
Com base na proposta de Cardoso e Nasser, a atividade apresentada pode ser classificada em qual nível de desenvolvimento do pensamento de funções?
Justifique sua resposta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
M(x) = 500 + 10 + 0,4x
M(x) = 500 + 10 + 0,4*12
M(x) = 500 + 10 + 4,8
M(x) = 514,8
M(x) = 500 + 10 + 0,4*12
M(x) = 500 + 10 + 4,8
M(x) = 514,8
alvesmtv:
mais vc saberia me dizer qual nivel de funcao foi utilizado
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás