No ano passado, 31,9% das mulheres do mundo enfrentaram insegurança alimentar moderada ou severa, comparado ao índice de 27,6% entre os homens, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, uma em cada quatro mulheres não tem acesso adequado à infraestrutura sanitária e a saneamento, aponta estudo do Instituto Trata Brasil com outras instituições. E só no Estado do Rio, a Justiça deferiu mais de 33.830 medidas protetivas em 2021 para mulheres vítimas de violência.
O mundo só pode pensar em ser mais justo, digno, fraterno e próspero se todos os países se empenharem em tornar a educação um real, efetivo e verdadeiro instrumento de emancipação individual, em que todos realmente aprendam a ler o mundo, se posicionar, participar de forma ativa, sem preconceitos, com inclusão e, acima de tudo, com ética e dignidade. Com base nessas citações, não se trata apenas de definir o que é educação, mas de entender como se constituem as ferramentas e os sujeitos que a compõem.
Para essa atividade, te convidamos a contribuir na reflexão da relação entre a Educação e os Direitos Humanos.
Após a leitura, utilize o campo de resposta para dissertar em 3 parágrafos (mínimo 15 máximo 20 linhas) sobre:
- No primeiro parágrafo, explique como a educação pode contribuir com os direitos humanos;
- No segundo parágrafo, demonstre o que pode ser feito em relação ao trabalho dos docentes;
- No terceiro parágrafo, apresente ações que podem ser feitas para conscientização dos alunos em relação aos seguintes temas relacionados aos direitos humanos: 1) Igualdade de gênero; 2) Direito da criança e do Adolescente (1 ação para cada tema).
Soluções para a tarefa
Uma sugestão para abordar a questão dos direitos humanos na educação é fugir da apresentação teórica de termos e definições, entrando em uma forma de aprendizado mais baseada na vivência.
- A conscientização passa pela assimilação, como experiência, da realidade de temas como o preconceito, a discriminação ou o abuso. Isso pode ser discutido até na perspectiva dos próprios professores.
- Veja mais abaixo sugestões de resposta para cada um dos pontos sobre educação em direitos humanos solicitados pelo exercício.
A educação e os direitos humanos
Abaixo, abordagens possíveis para cada um dos três parágrafos solicitados na questão.
1. A educação em direitos humanos, assim como em várias outras áreas, inclui não só conscientização e compartilhamento de informações, mas também a necessidade de vivenciar estes valores.
- O aluno deve ser estimulado a concatenar as próprias vivências à luz de valores como tolerância, acolhimento e empatia, que são a base dos direitos humanos.
2. Cabe aos educadores propiciar ambientes de discussão e de troca de experiências que possibilitem espaço para construção de identificações e ressignificações.
- Um tema possível para debate é o da própria condição pessoal do educador como fonte de vivência para o estudante.
- Professores podem, por exemplo, compartilhar experiências de envolvimento com solidariedade e tolerância.
- Podem, também, relatar em primeira mão dificuldades encontradas, não só no âmbito da sociedade mas, às vezes, no próprio ambiente escolar. Ao trazer a discussão para a realidade, se estabelece uma vivência.
3. Algumas sugestões de ação para conscientização dos estudantes a respeito de temas de direitos humanos:
- 1) Quando à igualdade de gênero, sugestão é um encontro ou conversa com uma profissional feminina, preferencialmente de atividade majoritariamente masculina, como construção civil ou segurança pública.
- 2) Sobre direitos da criança e do adolescente, uma boa oportunidade seria organizar uma palestra de conselheiro tutelar.
Continue aprendendo sobre conscientização em direitos humanos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/14464050
#SPJ1