No ano de seu bicentenário, os doze profetas esculpidos em pedra-sabão por Aleijadinho, em Congonhas (MG), passaram por inédito processo de limpeza e restauração. Um dos problemas verificados nas esculturas foi a ação de liquens (associação de fungos e algas), que liberam ácidos corrosivos e cujas raízes causam pequenas fissuras nas pedras. Em 1987, as esculturas estavam quase totalmente cobertas por liquens. Foi feita uma limpeza com o antisséptico timol, mas as colônias reapareceram três anos depois. Após oito anos de estudos, o biocida escolhido para a limpeza das obras foi um derivado do ácido benzoico. As estruturas do timol, do ácido benzoico e de outro composto (composto 3) com propriedades antissépticas são apresentadas a seguir.
A partir dessas informações, julgue o item seguinte. As algas, organismos eucarióticos fotossintetizantes que integram o reino protista, quando são multicelulares, apresentam, em sua estrutura interna, tecidos e órgãos diferenciados, similares aos dos organismos do reino Plantae.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A afirmativa está verdadeira.
As algas muitas vezes são confundidos com organismo pertencentes ao Reino Plantae, o que não é a realidade.
Na verdade elas pertencem ao reino Proctista, junto aos protozoários.
Isso ocorre pois as algas são seres eucariontes e, na maioria das vezes, unicelulares e autótrofas.
Contudo, existem também algas multicelulares, que possuem características mais pertencentes ao reino Plantae do que Proctista, mas sua divisão ainda é essa, pertencente a este último reino.
Perguntas interessantes