Pedagogia, perguntado por fmradio95fm, 5 meses atrás

No ano de 2019 um atentado em ambiente escolar chocou o nosso País. Conhecido como ‘’Massacre de Suzano’’, dois jovens invadiram a escola e cometeram uma série de assassinatos. Não foi a primeira vez que este tipo de atrocidade ocorreu no ocidente, o que nos leva como pensadores e docentes, a articular nossos conhecimentos a fim de compreender os determinantes da casuística.

Um adolescente e um homem encapuzados atacaram a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), na manhã desta quarta-feira (13) e mataram sete pessoas, sendo cinco alunos e duas funcionárias do colégio. Em seguida, um dos assassinos atirou no comparsa e, então, se suicidou. Pouco antes do massacre, a dupla havia matado o proprietário de uma loja da região. Os assassinos – Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 – eram ex-alunos do colégio. A investigação aponta que, depois do ataque, ainda dentro da escola, o mais novo matou o mais velho e, em seguida, se suicidou. A polícia diz que os dois tinham um "pacto" segundo o qual cometeriam o crime e depois se suicidariam.

Disponível em:


Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. Investigações posteriores descobriram que os agressores sofreram de Bullying durante anos enquanto eram estudantes da escola. Sabemos que o Bullying interfere não somente no processo de aprendizagem, mas também no desenvolvimento emocional e sensorial, deixando marcas profundas que podem culminar em eventos extremos como este. De caráter multifatorial, o Bullying exige atenção da família, dos professores e das instituições.
II. A notícia nos choca dada a brutalidade e frieza dos assassinos envolvidos no atentado. Ao longo dos nossos estudos, abordamos a pertinência do desenvolvimento moral nas instituições de ensino, e a problemática da violência na escola. O atentado pode ser lido como um extremo de violência simbólica, que comunica à sociedade a carência de valores morais, envolvimento familiar e institucional.
III. Ao longo dos nossos estudos, abordamos a pertinência do desenvolvimento moral nas instituições de ensino, assumindo o papel unilateral da escola no processo. A notícia nos faz refletir sobre algumas pautas da psicologia da educação: o atentado pode ser lido como um extremo da violência física, que comunica à sociedade a carência do envolvimento institucional por falta de recursos.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I.

Alternativa 2:
I e II.

Alternativa 3:
I e III.

Alternativa 4:
II e III.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por Wmota7252gmailcom
0

Resposta:

alternativa 1 l

Explicação:

os dois sofreram de bullying e a vida dois não era nada fácil,

Respondido por marcialbnac
4

Resposta:

Alternativa B - I e II

Explicação:


raphasouza1996: I E III, pois a violência não é simbólica e sim FÍSICA
nathaliagms9: concordo, pois a alternativa lll coloca que a escola não tem recursos suficientes, e nesse caso específico, a escola pode ter errado por incompetência, não por falta de recursos, é um longo trabalho com o intelecto do aluno que vai ajudá-lo a 1 - superar o que o bullyng causou e 2- conscientizar quem está cometendo o bullyng, bem como dando todo o apoio psicológico necessário com a ajuda da família.
Perguntas interessantes