No ano de 2017, o sociólogo Jorge Caldeira muda o eixo de apreciação da história do Brasil, ao lançar seu livro “História da Riqueza no Brasil”, que é o principal alicerce bibliográfico de nossa disciplina.
No mesmo ano, Caldeira teve um bate-papo com o jornalista e apresentador Pedro Bial, falando sobre a formação da História do Brasil.
Vamos começar assistindo essa entrevista?
Assista no link: (Pedro Bial entrevista Jorge Caleira sobre a História da Riqueza no Brasil).
Levando em consideração a entrevista e as discussões realizadas em aula, elabore um texto que reflita sobre:
É possível fazer história do presente? A história precisa partir de um passado remoto? Ou ainda, ao olhar o passado nós partimos do nosso presente, ou é possível fazer essa separação?
Quais são os eixos temáticos da História da Riqueza no Brasil? Comente cada um deles.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
É possível fazer história do presente. Visto que a história não se destina somente ao estudo do passado, o estudo do presente também é um dos objetivos de estudo da história, pois auxilia no entendimento do passado.
É necessário considerar o presente para olhar o presente, pois juntos formam a história de uma sociedade, por exemplo. Em conjunto formam a base de estudo da história.
Considerando a história da riqueza no Brasil, a mesma se destina ao estudo da questão da colonização buscando gerar riquezas para o indivíduo.
Bons estudos!
Perguntas interessantes