No ano de 2011, um policial canadense, comentando sobre o aumento do número de ataques sexuais às mulheres, sugeriu que elas evitassem se vestir como vadias para não serem vítimas.
Essa declaração deu início a uma série de manifestações feministas, denominadas, no Brasil, Marchas das Vadias (em inglês, Slut Walk), que reivindicam segurança e respeito às mulheres.
Com base na noção de formação discursiva, o que você pode comentar sobre o uso da palavra "vadias" em ambas as situações?
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Na primeira situação, a palavra "vadias" é usado com o objetivo de justificar os ataques sexuais que as mulheres estavam sofrendo, pressupondo que as mulheres estavam sendo atacadas por conta de suas roupas.
Na segunda situação, a palavra é apropriada pelas próprias mulheres, desta vez com o objetivo de afirmar que se vestir de tais maneiras não as fariam merecer nenhum tipo de ataque.
Respondido por
1
Na formação discursiva em que se inscrevem , o sentido deixa de ser ofensivo e assume ares de uma identidade reivindicada: as mulheres se assumem como tal e não veem nisso um demérito, tampouco uma justificativa para violência e desrespeito.
Explicação:
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Contabilidade,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás