Pedagogia, perguntado por pliciakatiana, 11 meses atrás

No ano de 1994, na Espanha, um documento nomeado por "Declaração de Salamanca" foi elaborado com o objetivo de expandir o conceito de necessidades educativas especiais com o intuito de atender a essas necessidades através de adaptações, para que a escolarização possa acontecer de forma efetiva. Desde então, se levantou uma reflexão de qual seria a melhor opção educacional para os surdos: a escola inclusiva ou escola bilíngue. A escola inclusiva têm como pressuposto a inclusão de um surdo em meio ao convívio com ouvintes, com o auxílio de um intérprete. Já a escola bilíngue tem como premissa o ensino da Libras como língua primária, a ministração das disciplinas nessa língua e o ensino de português como L2 (língua secundária). Alguns estudiosos afirmam que a escola inclusiva não tem garantido o aprendizado dos surdos e o Estado sugere o caminho do bilinguismo. Disponível em: Acesso em: 11 dez. 2019. Adaptado. Alguns surdos e familiares apontam pontos negativos a respeito da escola inclusiva. Baseando-se na reflexão mencionada no texto acima e na experiência de uma surda relatada no Podcast, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: ​I. Um obstáculo presente na escola inclusiva é que esta não é regulamentada pelo governo e, por isso, há mais vagas em escolas bilíngues do que em escolas inclusivas. II. Alguns pontos negativos observados na escola inclusiva se referem ao distanciamento que os surdos vivenciam com seus colegas ouvintes, ainda que estes estejam no mesmo ambiente e, também, a falta de interação do professor com o aluno, uma vez que o professor se dirige ao intérprete por não saber falar Libras. III. A escola inclusiva permite que os surdos aprendam Libras de forma natural, oferecendo disciplinas de Língua de Sinais. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, F. Alternativa 2: F, V, F. Alternativa 3: V, F, F. Alternativa 4: F, F, V. Alternativa 5: V, F, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por cidapereira2206
58

Resposta:

é, FFV, a resposta quarta

Respondido por cesarcosta30
1

A ideia de uma escola inclusiva ainda é um desafio em muitos países. Em relação a alunos surdos, por exemplo, a escola inclusiva ideal é aquela que permite que o aluno aprenda LIBRAS de maneira natural, com disciplina de linguagens de sinais, por exemplo, como afirma o item III. Logo a sequência correta é FFV (alternativa 4).

A escola inclusiva

Uma escola totalmente inclusiva é um grande desafio para a sociedade de uma maneira geral, pois, não é tarefa fácil incluir todas as adaptações necessárias para que todo público seja atendido.

No entanto, tal modelo de escola já é realidade em diversos países, inclusive aqui no Brasil, porém, em quantidade bem menor do que o necessário.

Algumas deficiências necessitam de profissionais específicos, então, além de professores uma escola inclusiva deverá conter:

  • Psicólogos;
  • Assistentes sociais;
  • Intérpretes de LIBRAS;
  • Psicopedagogos;
  • Dentre outros.

Para saber mais sobre a escola inclusiva, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/50798912

#SPJ2

Perguntas interessantes