Português, perguntado por kaellyviana1, 9 meses atrás

No ano de 1956 se publica Grande sertão: veredas, romance escrito por Guimarães Rosa. Como um monstro, ele emerge intempestivamente na discreta, ordeira e suficientemente autocentrada vida cultural brasileira, então em plena euforia político-desenvolvimentista. Guimarães Rosa o escreve monstro para que sua qualidade selvagem se destaque com nitidez na paisagem modernizadora do Brasil, tal como configurada pelo Plano de Metas da Presidência da República, que maximiza a indispensável e rápida industrialização de um país até então reputado subdesenvolvido. E também para que sua beleza selvagem seja mais bem apreciada se lida e analisada – em ambiente linguístico, social, político, que lhe é refratário, insista-se – como objeto estético insólito, uma pedra-lascada, e não uma pilastra em concreto armado, geometricamente perfeita. Uma pedra lascada difícil de ser compreendida pela mera revisão acrítica do passado pátrio. Intolerável, se lida no seu presente anacrônico. E indigesta, se assimilada espontaneamente pelo leitor compulsivo, ou às pressas pelo medíocre estudioso das letras nacionais. SANTIAGO, Silviano. Genealogia da ferocidade: ensaio. Recife: Cepe. 2017. “E também para que sua beleza selvagem seja mais bem apreciada se lida e analisada – em ambiente linguístico, social, político, que lhe é refratário, insista-se – como objeto estético insólito, uma pedra-lascada, e não uma pilastra em concreto armado, geometricamente perfeita.” A partir da análise da palavra “beleza”, uma palavra com o mesmo sufixo formador é a)afável. b)pertinente. c)agropecuarista. d)destreza. e)inadvertidamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
3

A alternativa correta é a letra d. destreza. Os sufixos podem ser identificados como elementos que adicionados a um determinado radical, atuam na formação de uma palavra. Este tem como principal característica, a realização de mudança de classe no termo em que está inserido.

Nota-se a presença do seguinte sufixo no termo citado: "eza". Portanto, é correto procurarmos pelas alternativas a existência da mesma terminação. Isso é encontrado em: "Destreza".

Perguntas interessantes