No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil.
Sobre o tema da diversidade étnica, as teorias sociológicas afirmam que, sob a perspectiva cultural,
A.
a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil.
B.
os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos.
C.
as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas.
D.
alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais.
E.
os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia.
Assinale a resposta correta .
Soluções para a tarefa
Respondido por
386
Os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos.
Respondido por
340
Olá!
A alternativa B de fato está correta.
A evolução da antropologia, colocou por terra as visões etnocêntricas nos afirmando como sociedades e grupos plurais, não devendo sobrepor uma cultura sobre a outra.
Para ser mais exato, a questão chave da antropologia é a busca por melhores condições de analisar as linguagens, códigos, crenças, valores de um grupo, compartilhando com as demais ciências humanas, como a sociologia, história etc, dados pertinentes para fundamentar a pesquisa de trabalhos futuros.
Até mais!
Perguntas interessantes
Química,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Ed. Técnica,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás