No ano de 1835, ocorreu em Salvador, Bahia, a Revolta dos Malês. Mas quem são os malês? O vocábulo “male” deriva da palavra da língua ioruba “imale”. Eram considerados malês os negros mulçumanos que resistiram e reagiram à imposição do catolicismo, mantendo sua crença e cultura. Bastante instruídos, por vezes, até mais do que seus senhores, os malês organizaram inúmeros levantes, o mais conhecido é a Revolta dos Malês.
Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. O principal motivo de não terem conseguido sucesso na Revolta dos Malês foi a falta de instrução dos líderes e a dificuldade de comunicação entre as diferentes religiões africanas.
b. D. Pedro II teve como política de seu reinado perseguir todos os negros que não seguiam a religião católica. Dentre as tentativas de manter religiões afro-brasileiras neste reinado, ocorreu a Revolta dos Malês.
c. Vários africanos trazidos para o Brasil não aceitavam as imposições em sua nova moradia, como, por exemplo, a proibição da religião islâmica trazida por alguns dos escravos.
d. A Revolta dos Malês, ocorrida no período colonial, buscava a oficialização da religião muçulmana para todo o território brasileiro, além da abolição da escravatura.
e. Malês eram considerados os negros revoltosos, que misturavam a religião católica e a muçulmana, para conseguirem maior influência na política baiana no Segundo Reinado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C
Explicação:
Ainda que menos conhecida pela história tradicional, a Revolta dos Malês impactou fortemente as elites escravistas do Brasil oitocentista, disseminando um forte medo de que poderia se dar um levante maciço de escravizados no Império − não muito diferente do que acontecera décadas antes no Haiti. A Revolta dos Malês foi uma insurreição organizada por uma nação de escravizados africanos, os malês, que tinham laços culturais, políticos e identitários muito fortes entre si. A maior solidariedade cultural deste grupo, bem como algumas particularidades (como uma elevada taxa de alfabetização em árabe dentre os escravizados dessa nação), permitiram que o levante fosse planejado e executado em suas primeiras fases. Ainda que os malês tenham se revoltado contra a imposição do catolicismo, uma vez que sua identidade muçulmana não deixava muito espaço para soluções sincréticas, como ocorria com as demais religiões africanas, o objetivo da Revolta foi mais amplo: derrubar a escravidão e impor um governo dos negros na cidade da Bahia. A Revolta foi rápida e cruelmente sufocada pelas autoridades senhoriais.
Resposta:
C- Vários africanos trazidos para o Brasil não aceitavam as imposições em sua nova moradia, como, por exemplo, a proibição da religião islâmica trazida por alguns dos escravos.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS