Administração, perguntado por hemilsoncr, 11 meses atrás

No ano de 1215, o Rei Ricardo Coração de Leão havia se afastado de seus domínios para combater nas Cruzadas. Assim, seu substituto e irmão o Rei João Sem-terra, se vê obrigado a assinar a Carta Magna, que em latim quer dizer grande carta. A Carta Magna é considerada como a base das constituições modernas, a partir de sua escrita registra-se avanços na legislação dos países. Foi também com base nela que a monarquia constitucional inglesa tomou forma, bem como serviu de modelo para outras formas monárquicas no Ocidente. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:

I- A Carta Magna apresentava em um dos seus artigos que nenhum homem livre seria julgado a não ser com base no que se expressava na lei.
II- Este documento encabeçou, na Inglaterra, a mudança do regime de monarquia absolutista para uma monarquia constitucionalista, o que contribuiu para um avanço no reconhecimento dos direitos do homem. 
III- O teor humanista da referida Carta inspirou a texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
IV- A Carta Magna foi criada com a intenção de limitar o poder despótico do rei.

Assinale a alternativa CORRETA:
a)As sentenças I, III e IV estão corretas.
Esta esta correta


camilajazz: Resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
7

olá!

no caso em questão podemos afirmar que são corretas as alternativas I, III e IV, sendo a resposta correta a letra a, qual seja: a)As sentenças I, III e IV estão corretas.

isso porque a Magna Carta pode ser concebida como primeiro documento constitucional da história, que transformou a Inglaterra em em uma monarquia parlamentarista que é ate hoje.

nesse aspecto, o rei deixa de ter o poder absoluto e passa a ter uma limitação do seu poder através deste documento, que além disso dá diretrizes para sociedade em geral. ele deu base para outros documentos criados posteriormente.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes