No anarcocapitalismo quem fica responsável em estipular sentenças casa haja violência?
Soluções para a tarefa
Tribunais privados. Dentro da nossa propriedade criamos nossas regras, com o único limite de respeitar a propriedade alheia. Existem três formas como as polícias privadas podem resolver essa situação de conflito:
1) entrando em guerra; mas essa solução é a pior de todas, pois, diferente do estado, as polícias privadas não podem externalizar custos, então uma guerra contaria como despesa, o que diminuiria substancialmente os lucros.
2) As polícias podem fazer uma negociação para resolver o conflito sem precisar pegar em armas.
3) um acordo no qual um tribunal privado irá julgar o caso. Quando a decisão for proferida, as duas polícias concordam em obedecê-la. Mas por que as polícias deveriam confiar em algum tribunal privado? O tribunal privado, que busca o lucro, não seria mais fácil de subornar? Pelo contrário: num ambiente de leis privadas, os tribunais tendem a ser mais honestos porque eles possuem uma reputação para preservar, diferente dos tribunais do estado, que não necessitam de clientes, pois possuem poder de monopólio. Se qualquer agência de polícia desconfiar que determinado tribunal seja desonesto, ela não irá contratá-lo. Os tribunais serão contratados se, pelo contrário, mostrarem rigor técnico nas decisões. Um escândalo para um tribunal ou polícia privada é prenúncio de sua falência — logo, na sociedade de leis privadas há uma tendência para ambos serem honestos e eficientes.