Psicologia, perguntado por karolinypsilva, 6 meses atrás

No âmbito forense, a área conhecida como psicopatologia forense propõe estudar a associação entre transtornos mentais — entre eles, os transtornos da personalidade — e comportamentos violento e criminal. Considerando isso, responda as questões feitas pelo juiz de Direito: a) Por que o transtorno da personalidade antissocial (TPAS) pode ser associado a comportamentos criminais? b) Quais os critérios diagnósticos do TPAS, conforme o DSM-5, que correspondem a ações relacionadas a crimes?

Soluções para a tarefa

Respondido por brunnars123
2

Resposta: a) O transtorno da personalidade antissocial pode ser associado a comportamentos criminais, pois vários critérios diagnósticos desse transtorno, conforme o DSM-5, correspondem a comportamentos considerados como crimes no contexto social, sendo esse transtorno muito discutido e pesquisado no âmbito jurídico-criminal.

b) Se forem analisados os critérios diagnósticos para o transtorno da personalidade antissocial no DSM-5, será possível identificar diversos fatores relativos a comportamentos criminais, entre eles o primeiro critério, "de desconsideração e violação dos direitos das outras pessoas" (critério A), caracterizado pelo fracasso em ajustar-se às normas sociais relativas a comportamentos legais (item A - 1); irritabilidade e agressividade, indicadas, por exemplo, por agressões físicas (item A - 4); entre outros.

Explicação: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Perguntas interessantes