No âmbito emocional, nosso cérebro comporta dois sistemas independentes e pré-conscientes, cada um com suas funções específicas e mutuamente engajados em governar nossos pensamentos e comportamentos. O primeiro é o sistema de predisposição, moldado para lidar com questões habituais e que se manifesta nos sentimentos de entusiasmo. O segundo é o sistema de vigilância, moldado para lidar com situações inesperadas e que se manifesta nos sentimentos de ansiedade.
DE ALMEIDA, Nilma Figueredo; SEMINÉRIO, Franco Lo Presti. Cognição e emoção: a importância do imaginário para a metacognição e a educação. In: SANTOS, Akiko; LIBÂNEO, José Carlos. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 4 ed. Campinas: Alínea, 2021.
Sobre emoção e aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O processo de ensino deve considerar somente a razão e a racionalidade, pois são componentes integrantes da cognição humana.
Alternativa 2:
As emoções são um gatilho que permite ao mediador ter acesso a racionalidade das pessoas, favorecendo a transferência de conhecimento.
Alternativa 3:
Estratégias pedagógicas apoiadas em emoções humanas estão fadadas ao fracasso, pois são incongruentes com o processo educacional formal.
Alternativa 4:
As emoções estão vinculados as respostas primitivas dos seres humanos, sendo pouco usual metodologicamente nos processos de ensino e aprendizagem.
Alternativa 5:
As emoções devem ser consideradas como elemento estruturante nos processos de aprendizagem, pois sozinhas tem ampla capacidade de formação de memórias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
letra B
As emoções são um gatilho ..
beatrizcardos0:
eu acho que é a E
Respondido por
7
Resposta: Acredito que seja a ALTERVATIVA 2 - As emoções são um gatilho que permite ao mediador ter acesso a racionalidade das pessoas, favorecendo a transferência de conhecimento.
Explicação:
Foi o que achei que se adapta melhor ao que se diz no livro na pág. 82:
"Desse modo, um aprendiz confortável emocionalmente tende a ativar e usar melhor o cérebro racional e, consequentemente, aprender mais e melhor."
Perguntas interessantes
Artes,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás