No âmbito dos estudos da linguagem, Mikhail Bakhtin é um dos nomes de referência. Para Bakhtin, qualquer análise linguística deve também levar em consideração outros fatores, tais como o contexto social no qual se inserem os sujeitos envolvidos em um ato comunicativo. É por meio da interação entre sujeitos que adquirimos e desenvolvemos a linguagem. Sendo assim, adotar essa perspectiva bakhtiniana a respeito da linguagem significa que a linguagem tem uma característica?
opções:
Essencialmente dialógica.
Essencialmente estática.
Essencialmente analógica.
Essencialmente pedagógica.
Essencialmente psicológica.
Soluções para a tarefa
Para Bakhtin, a linguagem é essencialmente dialógica. Isso se deve ao fato do teórico acreditar que a linguagem é fruto da interação do um com o outro, ou seja, construída coletivamente.
Assim, a linguagem estabelece relações sociais e se desenvolve a partir das interações verbais. As situações interacionais dependerão da interação do sujeito com o outro, além da interação dos sujeitos com o meio, que também exercerá influência sobre a linguagem.
O exemplo mais simples do caráter dialógico da linguagem é o fato de que sempre adequamos o que iremos falar a quem será nosso interlocutor, a depender da situação comunicativa.
3)
No início dos estudos linguísticos havia o predomínio da análise de textos e, depois, num segundo momento, esta foi agregada com a adoção da ideia de que os fatores contextuais passam a ser reconhecidos nas práticas comunicativas. Posteriormente, o contexto social, histórico e cultural também foi valorizado no estudo da linguagem, uma vez que ele está representado na memória do indivíduo pelos modelos cognitivos. Em outro momento, os sujeitos passaram a ser considerados como os próprios construtores de textos, ou seja, é como se o texto passasse a ser o próprio lugar da interação, e os interlocutores se tornassem os sujeitos ativos que nele se constroem e por ele também são construídos. Entre as alternativas, a sequência que melhor representa a evolução ocorrida na linguística textual, com suas diferentes abordagens, é:
a)
Análise transfrástica — pragmática — cognitivista — sociocognitivo-interacionista.
RESPOSTA CORRETA
Podemos dizer que, se no início dos estudos linguísticos havia o predomínio da análise transfrástica nos textos, com a introdução da pragmática, os fatores contextuais passam a ser reconhecidos nas práticas comunicativas. Em seguida, o contexto social, histórico e cultural também é valorizado no estudo da linguagem, uma vez que ele está representado na memória do indivíduo pelos modelos cognitivos. No entanto, somente na interação sociocognitivo-interacionista o contexto é visto, construído e compreendido pelos interactantes.
Resposta:
Explicação: