No âmbito das ciências sociais, três são os paradigmas que se destacam: o Positivismo, o Estruturalismo e o Materialismo Histórico Dialético. Com relação a esses paradigmas, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, sendo que para ele a ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois com isso se teria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio. ( )
Para o Estruturalismo só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas. ( )
Para uma análise estruturalista é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, além de analisá-los em si mesmos e em relação ao conjunto. ( )
São dois os princípios fundamentais do materialismo dialético: o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos e o princípio de movimento permanente e desenvolvimento. ( )
A correta sequência é:
a. F, V, V, F.b. V, F, V, V.c. V, F, F, F.d. V, V, V, F.e. F, V, F, V.
Soluções para a tarefa
b. V, F, V, V
A alternativa que melhor responde a questão é a letra B: V, F, V, V.
Positivismo, estruturalismo e materialismo
(V ) Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, sendo que para ele a ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois com isso se teria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio.
Análise: surgida na França no início do século XIX, a corrente filosófica do Positivismo defende a ideia de que somente através da ciência é possível obter o conhecimento verdadeiro e comprovado.
(F) Para o Estruturalismo só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas.
Análise: Ao contrário do que afirma o enunciado o Estruturalismo de Ferdinand de Saussure é uma corrente de pensamento que explica o conhecimento através da identificação das estruturas que sustentam todas as coisas e não através das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas.
(V) Para uma análise estruturalista é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, além de analisá-los em si mesmos e em relação ao conjunto.
Análise: a análise estruturalista acontece a partir de modos que viabilizem a explanação sobre como as relações humanas e estruturas sociais se dão e sua contribuição na explicação dos contextos sociais.
(V) São dois os princípios fundamentais do materialismo dialético: o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos e o princípio de movimento permanente e desenvolvimento.
Análise: O materialismo dialético que teve como principais idealizadores Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, traz os seguintes princípios:
- Processo de conflito entre o princípio idealista e o princípio materialista.
- O Homem é responsável por determinar a própria consciência e não o contrário.
- A matéria é dialética e está em constante mudança e não é estática.
- A dialética é o estudo da contradição na essência das coisas.
Você poderá encontrar maiores informações sobre os paradigmas as ciências sociais, pesquisando em:
https://brainly.com.br/tarefa/23656785
#SPJ2