No âmbito corporativo, muitas decisões são tomadas diariamente com intuito de se alcançarem objetivos prestabelecidos e propósitos das organizações. Nesse contexto, vários fatores podem interferir nessa tomada de decisão, tais como os impactos dela, certezas e incertezas do ambiente interno e externo à organização, aspectos da cultura organizacional e choques de interesses entre setores da empresa que serão afetados pelas escolhas feitas.
Nesse ambiente cheio de conflitos e interesses distintos, a utilização de modelagem como alternativa de método que apoie a tomada de decisão se torna altamente qualificável. Isso porque além de fornecer subsídios para uma tomada de decisão, facilita a comunicação e o entendimento de todos os envolvidos acerca dos critérios utilizados.
Modelos são versões simplificadas da realidade em que são utilizados apenas os elementos que são de interesse do processo decisório. Mas para definir elementos, é recomendável utilizar a intuição do decisor, pois sua experiência e conhecimentos podem ajudar a entender aspectos subjetivos do modelo a ser desenvolvido e na interpretação dos resultados obtido.
Considerando esse contexto, acompanhe a seguinte situação:
Considerando que os três balizadores têm a mesma relevância para a organização, ou seja, nenhum é mais importante que o outro, que trajeto você considera ser melhor para atender aos objetivos do projeto? Justifique sua escolha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo a passo:
Como o custo, o prazo e o impacto ambiental têm a mesma importância, a decisão deve ser tomada com base nas notas atribuídas para cada alternativa de trajeto.
Na alternativa 3, observa-se que dois balizadores apresentam duas dimensões com conceito de “alto”, o que representa um forte impacto desses balizadores no projeto final; ou seja, no caso da alternativa 1, caso seja escolhida, ela terá um prazo elevado e um pacto ambiental elevado. Já na alternativa 3, o custo e o prazo ficarão elevados.
Analisando agora a alternativa 2, esta terá apenas um balizador com alto impacto no projeto, ou seja, o custo. Comparando-se a alternativa 2 com as demais, os outros balizadores também são mais favoráveis; portanto, o trajeto a ser escolhido deverá ser o proposto como a alternativa 2.