No ambiente universitário, seja qual for a área acadêmica, é comum a prática da pesquisa. Em relação à prática, é comum alguma forma de registro. Considerando essa ideia, leia o caso que segue. Determinado aluno, ao elaborar um artigo como atividade de estudo de uma disciplina, leu vários outros artigos que falavam sobre o assunto. Ao elaborar sua atividade, foi recortando partes dos artigos lidos e elaborando seu próprio texto
Soluções para a tarefa
Respondido por
124
Resposta:
Alternativa 4: II e III, apenas.
Explicação:
II, apenas.
Respondido por
279
Apenas a assertiva II é correta. A ausência de citação de trechos de artigos lidos é configurado como plágio.
Citações em artigos
Ao elaborar um artigo ou outro trabalho acadêmico, é imprescindível que o pesquisador faça a citação do trecho retirado de outras obras. Caso contrário, deverá responder pelo crime de plágio.
Para não ser configurado como plágio, o pesquisador pode tomar dois caminhos:
- Usar citação direta: quando retira o trecho integral da obra de outro autor. Deve colocar o sobrenome e ano do texto lido;
- Uso da citação indireta: o pesquisador pode se basear no texto de outro autor, porém, deve escrever com as suas palavras.
Sobre a análise das assertivas sobre a retirada de partes de artigos lidos:
- Falso. O pesquisador não pode copiar e colar os trechos de outros textos sem citar;
- Verdadeiro. A não citação é configurada como plágio;
- Falso. A retirada de outros trechos, como as citações, desenvolvem a pesquisa porque gera credibilidade e diálogo de outros autores sobre aquele assunto.
Estude mais sobre citações em https://brainly.com.br/tarefa/22639246
Anexos:
Perguntas interessantes
II, apenas.