No ambiente marinho, as espécies que se reproduzem por fecundação externa desenvolvem mecanismos químicos para que os gametas masculinos e femininos se reconheçam e se atraiam mutuamente. As algas pardas do gênero Fucus liberam oogônios na água acompanhados de um hidrocarboneto denominado fucosserrateno, responsável por induzir espermatozoides a nadarem em direção aos oogônios, promovendo, assim a fecundação. Entretanto, o hexano, um hidrocarboneto derivado do petróleo pode produzir os mesmos efeitos do fucosserrateno. Quando há um vazamento de petróleo no mar, a concentração de hexano aumenta muito na região e estimula a emissão de espermatozoides na ausência de oogônios a serem fecundados, o que promove queda significativa na população de algas pardas. A partir dessas informações sobre a reprodução de algas pardas, é correto afirmar: *
4 pontos
Imagem sem legenda
Os gametas masculino e feminino são células destituídas de DNA.
As algas pertencentes ao reino protista são vegetais unicelulares heterotróficos.
O fucosserrateno e o hexano se dissolvem na água do mar ao reduzir a reprodução das algas pardas Fucus.
O fucosserrateno dissolve a camada proteica dos oogônios e facilita a penetração dos espermatozoides na fecundação.
A população de algas pardas diminui, proporcionalmente, com o acúmulo da concentração de petróleo na superfície da água do mar.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: A população de algas pardas diminui, proporcionalmente, com o acúmulo da concentração de petróleo na superfície da água do mar.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás