No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro sofreu, de fato, uma intervenção que alterou profundamente sua fisionomia e estrutura, e que repercutiu como um terremoto nas condições de vida da população.
BENCHIMOL, J. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.N. O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
COMPARTILHE
O texto refere-se à reforma urbanística ocorrida na capital da República, na qual a ação governamental e seu resultado social encontram-se na:
Cobrança de impostos — ocupação da periferia.
Destruição de cortiços — revolta da população pobre.
Criação do transporte de massa — ampliação das favelas.
Construção de hospitais públicos — insatisfação da elite urbana.
Edificação de novas moradias — concentração de trabalhadores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta: Opção B
A grande reforma urbana fez parte de um enorme projeto de modernização e melhoria da capital federal que até então, pelo próprio abandono do estado, era conhecida como “capital da morte” por causa das diversas doenças, crime e miséria presente no centro político nacional. Assim o governo ao invés de investir em educação e conscientização da população este demoliu os cortiços do centro do Rio empurrando a população pobre para os morros e forçando a vacinação da ignorante população causando a Revolta da Vacina de 1904.
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa: B. Destruição de cortiços — revolta da população pobre.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás