No Acre, os assentamentos agrícolas ocupam cerca de 1,5 milhão de hectares e concentram-se na região leste do estado. Os assentamentos e a pecuária extensiva são as principais formas de ocupação da terra, responsáveis pela maior parte do desmatamento do Estado. O solo é classificado como Argissolo Amarelo distrófico, de textura média/argilosa, em relevo plano, de floresta tropical densa (floresta perenifólia), desenvolvido de sedimentos terciários da Formação Solimões (ARAUJO et al, 2004).
Nesses assentamentos, segundo o autor, o uso da terra é baseado no cultivo itinerante, processo que consiste na derruba e queima da mata primária e/ou, secundária (capoeira), seguindo-se o plantio de culturas, como o arroz, milho, feijão e mandioca (culturas brancas), durante um período em torno de dois anos. Após este período, em razão do empobrecimento químico do solo e surgimento de plantas espontâneas, pragas e doenças, a terra é deixada em pousio, e
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A presença da prática acima citada nos evidencia um processo de cultivo agrícola mais rudimentar, que é baseado na presença do uso incansável do solo, por intermédio do cultivo sem pausas, com uso de queimadas e derrubadas primárias da mata. Esse processo gero o empobrecimento químico do solo, a longo prazo.
Assim, é necessário o repouso do terreno para que o processo de regeneração da terra e recuperação ocorra de forma natural, logo, o mesmo "descansa".
Respondido por
5
Resposta:
Pad
Explicação:
resposta da pergunta incompleta ( pad ) confia que é sucesso
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás