(nível média)
a idade média é dividida pelos historiadores em duas grandes fases, quais são elas?
(A) Baixa idade média e pequena idade média
(B) Alta idade média e idade dos metais
(C) Alta idade média e baixa idade média
(D) idade do sucesso e nobreza
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA C
Explicação:
Durante a Alta Idade Média, a Europa passava pelas transformações derivadas da desagregação do Império Romano e o feudalismo estava em formação. A Baixa Idade Média foi o período auge do feudalismo e no qual a Europa começou a sofrer transformações oriundas do renascimento urbano e comercial.
Resposta:
(C) Alta idade média e baixa idade média
Explicação:
A Alta Idade Média (do século V ao X) se inicia com o fim do Império Romano e o início do feudalismo. Enquanto a Baixa Idade Média (do século XI ao XV) compreende o enfraquecimento do sistema feudal e a transição para o sistema capitalista.
Os feudos eram caracterizados por autossuficiência e por sua divisão em duas classes sociais: servos e senhores. Também se tornou importante o surgimento do poder da Igreja, chamado de "clero". O clero e a nobreza eram responsáveis pelo controle e o governo no período.
A Alta Idade Média ocorreu entre o ano de 486 d.C., ano da extinção do Império Romano do Ocidente, e meados do século XI. Durante esse período, o sistema feudal se consolidou na Europa.
A partir do século XI, o feudalismo esteve em declínio até século XV, dando lugar ao período conhecido como Renascimento e o estabelecimento do capitalismo.
Nobreza e Clero
Nobreza e clero dividiam o poder na Idade Média
Essa divisão se estabelece e permanece desde o surgimento e apogeu do sistema feudal até, posteriormente, sua crise e declínio.
Nesse período, o poder era entendido como uma designação de Deus, o que impedia a transição social. O nascimento em determinada classe definia toda a vida, seja como servo (maioria da população) ou como senhores (pequeno grupo de nobres e religiosos).
Alta Idade Média
Esse período tem como marco a intensificação da produção agrária e a divisão em torno de sua propriedade. A aristocracia, representada pelos senhores, proprietários das terras, centralizou o poder e constituiu uma nova classe social: a nobreza.
O poder e os direitos da nobreza eram transmitidos hereditariamente, de geração a geração, assim como as obrigações relativas aos servos.
A cristianização dos povos nórdicos e germânicos determinou a consolidação do período e a expansão do poder da Igreja. A Alta Idade Média é caracterizada pelo apogeu da Igreja Cristã Medieval, que estendeu seu poder por toda a Europa.
Baixa Idade Média
A Baixa Idade Média diferencia-se do período anterior por uma maior imposição do poder da Igreja, pela centralização do poder nas mão do monarca. Inicia-se as cruzadas e a inquisição.
Surgem as lendas, como a de Camelot e o Rei Arthur, e a ideia reis, cavaleiros, bruxas, etc. O imaginário coletivo sobre a Idade Média é muito mais representativo da Baixa Idade Média do que da Alta Idade Média.
Esse período também registra uma das maiores epidemias da história, a peste negra. A doença foi responsável pela morte de quase um terço da população europeia entre os anos de 1346 e 1353.