Ninguém sabe muito bem o que desencadeia um El Niño, mas, graças aos satélites, conseguimos saber com certa antecipação quando ele começa a se formar. Sua marca registrada é o aquecimento das águas superficiais do Pacífico Central. Como o oceano está conectado à atmosfera, o grande oceano aéreo, todo o regime de ventos enlouquece. Nuvens de chuva do oeste do Pacífico – Indonésia e vizinhança – se mudam para leste, chegam à costa da América do Sul e causam aguaceiros no deserto peruano. Enquanto isso, na Ásia, Índia, Paquistão e Indonésia esturricam com calor e seca”.(AZEVEDO, A. L. Novos tempos. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. p.61. Adaptado)Sobre o fenômeno atmosférico citado no texto, um de seus efeitos mais sentidos no território brasileiro é: *
a-Seca extrema na região Centro-Oeste.
b-Intensificação dos regimes de chuva no norte do país.
c-Aumento das secas no Nordeste.
d-Intensificação do frio durante o inverno na região Sudeste.
e-Estiagens eventuais na região sul do país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Resposta correta é letra (C) Aumento das secas no Nordeste
Respondido por
11
O El Niño, provoca no Brasil, alteração na distribuição de chuvas, fazendo que haja o aumento de seca no Nordeste e também o chuva no sul e sudeste. Logo, um de seus efeitos está na alternativa C.
O El Niño no Brasil, altera a quantidade de chuva em todo território da seguinte forma:
- Aumento de chuva no sul e sudeste, principalmente durante o inverno e primavera, com temperaturas mais amenas.
- Aumento de períodos de estiagem no nordeste e também aumento da temperatura, o que contribui para maior seca. Além disso, os estados do Amapá, Tocantins e Pará, situados na região norte do país também sofre com o enfraquecimento da chuva. Mas os estados de Rondônia, Acre e parte leste do Amazonas, há o aumento de chuvas.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/41804468
Anexos:
Perguntas interessantes