Nicolau Maquiavel foi um grande intelectual da época Renascentista. Nascido na Itália, em 1469, o pensador é estudado até os dias de hoje por suas teorias de como fazer política. Sua principal obra, “O Príncipe”, ainda continua a ter importância para todos que têm interesse em entender sobre mecanismos políticos e para aqueles que desejam se tornar um Chefe de Estado.
Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2021. (Adaptado).
Com base no exposto acima e nos estudos da disciplina, assinale a alternativa correta relacionada ao termo virtú estabelecida por esse pensador.
Alternativas
Alternativa 1:
Governar com virtú é reconhecer a existência de conflitos e buscar a resolução desses, não se limitando ao agir moral.
Alternativa 2:
Uma pessoa que procura ajudar o semelhante, pautando suas ações no exercício da bondade, é uma pessoa incumbida de virtú.
Alternativa 3:
Governar com virtú é procurar estabelecer uma sociedade harmoniosa, em que devido a isso consegue estar nas graças do povo.
Alternativa 4:
Governantes que não possuem virtú precisam formar exércitos para manter o seu poder, o que já não acontece com aqueles que são providos da mesma.
Alternativa 5:
O governante consegue atingir a virtú através do reconhecimento de seus governados do mesmo como uma figura escolhida por uma divindade para ocupar tal posição.
Governar com virtú é reconhecer a existência de conflitos e buscar a resolução desses, não se limitando ao agir moral.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa
A
Explicação:
Virtù, segundo Maquiavel, corresponde aos valores e princípios que todo governante deve ter para se manter no poder (1).
A Fortuna diz respeito à sorte e ao destino que o governante pode se deparar durante seu poderio. Para Maquiavel, o político deve focar na virtù e não considerar a fortuna como elemento chave do seu poderio.
Para Maquiavel, o político de vigor e poder inabaláveis pensa e age de modo estratégico para se manter no poder. Assim, ele deve ser astuto e não contar, apenas, com a sorte, pois ela é mutável.
Assim, um bom político, para Maquiavel, é aquele que separa a ética da política, pois a ética deve ser posta no campo pessoal e particular, onde nada se tem a ver com a política, que representa campo de interesse comum. O político não deve agir perante ações éticas. Ele deve ser, sobretudo, político e separar valores morais de valores políticos.
Logo, na política, vale-se de tudo para manter o poder e ter prestígio perante o povo.
Link: brainly.com.br/tarefa/12913262
Governar com virtú é reconhecer a existência de conflitos e buscar a resolução desses, não se limitando ao agir moral.