Nicolau Maquiavel foi um filósofo da Renascença. No início do século XVI lançou o seu famoso livro "O Príncipe", em que aborda princípios morais da época, discorre sobre os príncipes e questiona algumas ações da Igreja.
A partir do contexto acima, considere as assertivas a seguir:
I. Maquiavel fez abertamente uma crítica ao exercício do poder temporal pela Igreja, afirmando que, no seu exercício, ela se desviava da sua missão política para a missão espiritual.
II. Apesar de ter realizado críticas em relação ao posicionamento da Igreja em sua época, Maquiavel nunca deixou de reconhecer a importância da religiosidade na sociedade.
III. Para Maquiavel, a virtude moral de um príncipe não se define tão somente a partir dos valores da moral cristã, de modo que um príncipe que quisesse legitimar e consolidar o seu poder, não poderia ser limitado por essa moralidade.
IV. Para Maquiavel, não era importante para a Itália Renascentista a sua unificação.
Assinale a alternativa que apresenta a correta:
Selecione uma alternativa:
a)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
I é falsa, a Crítica de Maquiavel é que a Igreja se desviava da sua missão espiritual e caminhava para assumir uma posição política ilegítima.
II é verdadeira, de modo que ele considerava que a religião tinha uma utilidade social específica, bastava que ela não se colocasse a interferir em questões que não lhe diziam respeito.
III é verdadeira, pois a política e a moral eram coisas de natureza diferente para Maquiavel, e o príncipe deveria sempre se guiar pela virtude política, não moral.
IV é falsa, Maquiavel já via, em sua época, a necessidade da unificação do Estado italiano, que só aconteceria séculos após a sua morte.
É correta a alternativa B.
Resposta:
AV1 História do Pensamento Político e Econômico
1 D
2 A
3 B
4 B
5 D
Explicação:
Corrigido pelo AVA