Filosofia, perguntado por darciofilho68, 1 ano atrás

Nicolau Maquiavel foi um dos principais pensadores modernos que exerce influência até os dias de hoje, suas teses advém da análise dos êxitos e fracassos dos homens que procuraram o poder, na antiguidade e no período medieval. Sua obra mais emblemática é O Príncipe. AGUIAR, Gilson. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018. Acerca do pensamento de Maquiavel, é correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: A obra de Maquiavel possui características teológica, em razão de sua invocação de Deus. Alternativa 2: Maquiavel foi um pensador que acreditava que os governantes eram homens ungidos por Deus. Alternativa 3: Maquiavel teve sua obra associada ao pensamento teológico medieval, haja vista forte teor idealizador. Alternativa 4: Nicolau Maquiavel não pode ser considerado um autor moderno, pois trouxe consigo elementos próprios do pensamento medieval. Alternativa 5: Maquiavel defendeu uma política desligada dos valores religiosos, pois o autor valorizou as características racionais em relação ao poder.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
32
Olá!

Alternativa 1: A obra de Maquiavel possui características teológica, em razão de sua invocação de Deus.
Falso. Maquiavel opõe-se à moral teológica, porque acredita que ela impede o livre exercício do poder do soberano.

Alternativa 2: Maquiavel foi um pensador que acreditava que os governantes eram homens ungidos por Deus.
Falso. Maquiavel não acreditava na unção divina dos governantes.

Alternativa 3: Maquiavel teve sua obra associada ao pensamento teológico medieval, haja vista forte teor idealizador.
Falso, novamente. É incorreto afirmar que Maquiavel associa-se a alguam corrente teológica.

Alternativa 4: Nicolau Maquiavel não pode ser considerado um autor moderno, pois trouxe consigo elementos próprios do pensamento medieval.
Falso. Maquiavel repensa a lógica medieval e a seculariza.

Alternativa 5: Maquiavel defendeu uma política desligada dos valores religiosos, pois o autor valorizou as características racionais em relação ao poder.
Correto. Para ele o que importava era o exercício do poder.

erik2322: Concordo com. Você!
Perguntas interessantes