Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) foi um filósofo, historiador e pensador da idade moderna. Seus trabalhos são importantes fontes para compreendermos a estrutura política desse período. Acerca da obra O Príncipe de Maquiavel, analise as asserções abaixo e assinale o que for correto
Soluções para a tarefa
O restante da questão é o seguinte:
I- Nicolau Maquiavel valorizou de forma evidente a História da Humanidade em sua obra o Príncipe.
PORQUE
II- Ele entendia a História como uma importante ferramenta. No seu entendimento, a principal utilidade da História é ensinar e transmitir experiências para os príncipes e homens em geral, uma vez que ao deterem esse conhecimento podem evitar os erros, bem como imitarem os acertos dos grandes homens e dos grandes estados do passado.
Alternativas
Alternativa 1: As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3: A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A afirmativa I é verdadeira, pois Maquiavel considerava que o estudo da história era dever do príncipe de qualquer pessoa responsável pelos destinos políticos de um povo ou de uma nação, sendo uma disciplina fundamental.
A afirmativa II é verdadeira, pois Maquiavel considerava que pelo estudo de casos seria possível extrapolar a situação atual e agir de modo a não repetir erros que foram cometidos por outros, sendo um conhecimento que servia bastante para que o soberano conduzisse a política por caminhos que repetissem os sucessos de tempos passados.
A afirmativa II justifica a afirmativa I na medida em que apresenta a razão pela qual o estudo da História era valorizado por Maquiavel, exemplificando.
É correta a alternativa 1.