Neste sentido se diz que é causa aquele constitutivo interno de que algo é feito, como por exemplo o bronze a respeito da estátua ou a prata a respeito da taça, e os gêneros do bronze ou da prata. Em outro sentido é a forma ou o modelo, isto é, a definição da essência e seus gêneros (...) e as partes da definição. Em outro sentido é o princípio primeiro de onde vem a mudança ou o repouso, como o que quer algo é causa, como é também o pai é causa de seu filho, e de modo geral o que faz algo é causa do que é feito, e o que faz mudar é causa do que é mudado. E em outro sentido causa é o fim, isto é, aquilo para o qual é algo, por exemplo: o caminhar é a causa da saúde. Pois por que caminhamos? Ao que respondemos: para ficar saudáveis, e ao dizer isso cremos ter indicado a causa. E também qualquer coisa que, sendo movida por outra coisa, chega a ser um meio para obter um fim, como os medicamentos e os instrumentos cirúrgicos são meios para obter a saúde. Todas essas coisas são para um fim, e se diferenciam entre si em que umas são atividades e outras, instrumentos”.
(Física-Aristóteles)
O texto parece navegar em uma pluralidade de Causas. Como Aristóteles compreendia a relação dos objetos com suas causas e o conhecimento?
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
Para o autor, apenas poderíamos compreender a realidade a partir do conhecimento das suas causas, e essas, para cada objeto, se dividiam em 4: Material, formal, eficiente e final.
Explicação:
Tal distinção tem apenas função explicativa, dado que todas as causas se conectam, principalmente a causa final, tendo em vista que a finalidade de um objeto determina de que ele será feito, como será feito e quem vai produzir.
alunoexemplarnota10:
Teria outra pergunta em cima dessa sua resposta
A- CAUSA FORMAL
B-CAUSA FINAL
C-CAUSA EFICIENTE
D- CAUSA MATERIAL
E-CAUSA TÉCNICA
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