)
“Neste início de século, o desenvolvimento de novas redes de comunicação provocou um aumento expressivo do fluxo de informações. Normalmente, se atribuem sentidos altamente positivos à ‘revolução tecnológica’ que possibilitou a emergência de diferentes mídias, afirmando-se que elas seriam responsáveis pela democratização de informações, isto é, permitiriam a um número enorme de pessoas – o que antes era privilegio de poucos – o acesso ao ‘conhecimento’. No entanto, o aparecimento de inúmeros meios de comunicação não significou necessariamente a criação de espaços que veiculem dados confiáveis ou que contemplem diferentes pontos de vista. Dar-se conta disso é muito importante, já é um primeiro passo em direção a uma interação menos ingênua com os textos que circulam em nosso cotidiano” (CAVALCANTI, 2015, p.15)
Com base nas reflexões sobre a aprendizagem da oralidade, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Nos anos iniciais, quando os alunos ainda não dominam a linguagem oral, com suas particularidades ou ainda não escrevem convencionalmente, os repentes, as emboladas, as músicas e canções, a poesia pode estar em sala de aula, produzindo uma familiaridade com as rimas, o ritmo e a melodia desses gêneros para que, em anos posteriores, possam produzir esses textos.
PORQUE
II. Desde a Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, as mais variadas culturas orais podem, e devem, ser trabalhadas na sala de aula.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Selecione uma alternativa:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
b As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
Explicação:
corrigida pelo ava
Perguntas interessantes