Neste estudo de caso, falaremos sobre personalidade e sobre como devemos refletir diante de situações delicadas durante o processo seletivo. Antes disso, leia o trecho do artigo a seguir: “a palavra temperamento vem do latim “temperare” que significa “equilíbrio”. Esta noção está ligada à teoria dos humores de Empédocles e de Hipócrates, onde se defende que a saúde do ser humano depende de um equilíbrio entre os elementos que compõem este mesmo ser, como veremos ao expor esta teoria. Em Psicologia, temperamento é mais comumente entendido como se referindo ao aspecto da personalidade que diz respeito às disposições e reações emocionais, bem como de sua rapidez e intensidade. Este conceito mais psicológico de temperamento está ligado a psicólogos como Jung, psicanalista, e Klages no seu tratado sobre caracterologia (1929). Hoje em dia, a Psicologia dá maior ênfase, na reação emocional, à atividade do sistema nervoso autônomo, particularmente a ramo simpático.” Fonte: PASQUALI, Luiz. Os tipos humanos: a teoria da personalidade. differences, v. 7, p. 359-378, 2000. Após a leitura desse trecho, podemos relembrar que personalidade é um termo muito amplo, que está ligado ao modo de agir de cada pessoa. Agora, imagine a seguinte situação: você foi contratado (a) para trabalhar em uma empresa do ramo cosmético, uma grande empresa que conta com diversos setores. Você é responsável pela contratação e seleção, e foi destinado a encontrar alguém especializado em perfumaria. Porém, no meio do processo, seu gestor lhe disse que tem uma sobrinha que acabou de se formar em engenharia química, e que quer que essa sobrinha assuma o cargo. Ao entrevista a mulher você percebeu que ela não possui as aptidões necessárias para o preenchimento da vaga, pois não têm formação tão pouco experiência em perfumaria. Aguardar que ela realize cursos na área não é uma opção, pois o preenchimento da vaga é urgente. Além disso, para a execução das tarefas diárias é necessário um perfil de liderança, uma personalidade que exerça muito bem as fun
Soluções para a tarefa
A dispensa da candidata deve ocorrer. Conforme a teoria das personalidades, a partir de seu contato é possível perceber a maneira como essa dispensa deve ser feita.
A dispensa deve ocorrer de forma educada e sensível. O feedback é a etapa final do processo seletivo e ajuda a estreitar a relação entre as partes, independentemente do resultado do processo seletivo.
Para o gestor devemos lembrá-lo que mesmo a candidata ter potencial e ser indicada, ela não se encaixa no perfil para a vaga em questão mas isso não impede que ela seja recrutada em outro momento ou para outra vaga. A escolha deve estar alinhada com os interesses da empresa e sua responsabilidade quanto recrutadora é garantir que isso seja cumprido.
Feedback
É o retorno dado à uma pessoa com os pontos positivos e negativos do que foi abordado na etapa anterior. Quando se trata de recrutamento é avaliado a performance das pessoas.
Para se entender a importância desta etapa, 43,8% dos entrevistados, em uma pesquisa de marca empregadora realizada por um site especializado em cadastro de currículo, disseram que a falta de feedback é o principal fator negativo durante o recrutamento.
O estudo promovido pela mesma ainda traz outros dados:
- 83% dos candidatos dizem que são mais propensos a nunca mais se candidatar a uma empresa após uma experiência negativa;
- 59% dizem que são mais propensos a dizer aos outros para não se inscreverem nas vagas;
- 42% dizem que são menos propensos a comprar os produtos da empresa.
Tipos de feedback:
Feedback positivo
No caso do recrutamento é aplicado para informar que candidato avançou de fase ou é aprovado pela empresa. O feedback nas demais etapas servirá como um incentivo para que o candidato mantenha interesse em outras oportunidades da empresa.
Feedback negativo
A ideia é que o profissional trabalhe os seus pontos deficientes e se desenvolva. Na tratativa com candidatos, não é diferente.
Como rejeitar um candidato cordialmente:
- Faça-o mais breve possível;
- Selecione o meio certo;
- Seja breve;
- Seja pessoal;
- Peça-lhes feedback;
- Seja honesto.
Aprenda mais sobre recrutamento aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22038138
#SPJ1
Resposta: Há uma possibilidade de CONTRATAÇÃO, POIS, é uma questão de submissão ao meu GESTOR. Entretanto, estaria acompanhando o seu desenvolvimento do seu dia a dia, e apostaria na mudança/ adaptação ao trabalho.
Explicação: Conforme, (FELDMAN, 2015) É claro que a personalidade pode mudar ao longo da vida. E isso é ótimo! Já que muitas vezes nascemos em famílias das quais não nos identificamos. O ser humano tem a capacidade de escolher ser, mesmo que alguns traços indesejáveis permaneçam, os traços desejáveis podem ser valorizados. No trabalho também é assim. Quando vemos traços de personalidades interessantes para a execução do trabalho, devemos valorizá-los, do mesmo modo, devemos ajudar nossos colaboradores a entender e gerenciar os traços indesejáveis.
A personalidade é um conjunto de visões, de pensamentos e até mesmo de sentimentos e sensações que o indivíduo adquire ao longo da vida. A personalidade é influenciada por fatores internos e externos. Como fatores externos, podemos pontuar a família, as relações no trabalho, os ambientes frequentados, enfim, todas as vivências do indivíduo. Os lugares pelos quais essa pessoa já passou ou já viu, as culturas vivenciadas, tudo isso pode influenciar no modo como o indivíduo vê a vida e como ele constrói a própria personalidade (FELDMAN, 2015).
REFERÊNCIA:
FELDMAN, Robert S. Introdução à psicologia. 10 ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.