Neste desafio, propomos a elaboração de um pequeno texto que aborde a questão: "E quem não é global?"
Para tal, percorra os seguintes caminhos:
• encontre um conceito de globalização;
• faça a inserção desse conceito no tema para evidenciar possíveis classes que estejam fora do processo de globalização, apontando vantagens e pontos negativos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sabe-se que o termo globalização alcança diferentes rumos, ou seja, desde a questão econômica até as dimensões social, política e mesmo humana. Nesse sentido, podemos pensar a globalização como um fenômeno que perpassa a própria noção de realidade, de tempo e de espaço, resultando em uma nova face do próprio ser humano. Quando nos referimos ao uso da internet que, de maneira tão rápida e eficaz, alcança um número infinito de pessoas, misturando-nos em culturas distantes, significa dizer que somos seres hoje globalizados.
Esse, portanto, seria o paradigma atual que é discutido ao redor do mundo. No entanto, há que se cuidar acerca dessa ideia como algo geral. Ao mesmo tempo que possuímos a percepção de um envolvimento nessa cadeia intercomunicacional, podemos levantar uma suspeita sobre a ideia da globalização como um efeito, de alguma maneira, imposto a determinadas pessoas e pensar a possibilidade de algumas delas sequer estarem envolvidas nesta dimensão. Ou seja, referimo-nos à globalização como uma imposição ideológica que não alcança a todos e, por isso mesmo, torna essas pessoas excluídas de uma ideia de normalidade. Assim, quem não tem condições, seja financeira, seja social, de conviver globalmente estaria fora desse novo conceito de ser humano? O indivíduo que vive em um lugar afastado de seu país, sem contato com essa movimentação, poderia ser considerado o bárbaro dos dias atuais? E as pessoas que não estão interligadas por motivos culturais, estão fora da realidade? A globalização é uma norma? Qual é a punição para não segui-la?
As reflexões, nesse sentido, seguem na direção de uma busca necessária por uma sociedade interligada, mas, ao mesmo tempo, interligada pelas condições de igualdade. Dentro dessa proposta, pensamos em uma globalização da igualdade na qual até mesmo o bárbaro tenha a possibilidade de existir dignamente sem que sua percepção de mundo seja devastada pelo imperativo da globalização.
Globalização é o nome dado ao fenômeno de integração do espaço mundial por meio de avanços técnicos nos setores de comunicação e transporte.
A disseminação da informação e do conhecimento atingiu, no atual período técnico, uma escala sem precedentes na história, sendo assim, uma vantagem, e a concentração de capital, extrema pobreza e insegurança alimentar ocasionada pela desigualdade como desvantagem.
Como começou a globalização?
Esse processo se intensificou com o advento da Terceira Revolução Industrial, que viu um aumento nos fluxos internacionais de capitais, bens, pessoas e informações.
Sabe-se que o termo globalização atinge diferentes direções, ou seja, desde a questão econômica até a dimensão social, política e até mesmo humana.
Apesar disso, a globalização não se espalhou de forma homogênea pelos territórios.
Vantagens e desvantagens da globalização
- Vantagens
Com os novos meios de comunicação e transporte, é possível ter conhecimento em tempo real do que acontece em outros territórios localizados a centenas de milhares de quilômetros de distância. Isso pode ser considerado um dos aspectos positivos da globalização.
- Desvantagens
Por não ser um processo homogêneo, há um reforço das desigualdades socieconômicas e o aprofundamento de problemas como a concentração de renda, a pobreza e o desemprego, por exemplo.
Leia mais sobre globalização em:
https://brainly.com.br/tarefa/1917316
#SPJ2