Neste caderno, você aprendeu um pouco mais sobre mitos. Leia, a seguir, o trecho de uma reportagem e o resumo de dois mitos indígenas.
Para os índios, a floresta é um mundo, o seu habitat. Da floresta eles obtêm tudo o que precisam para suas vidas, desde material para a construção de suas casas, utensílios básicos, ferramentas, implementos de caça, até alimentos e remédios. Eles sabem que compartilham esse habitat com outros seres, animais de muitas espécies diferentes, que, às vezes, podem ser caçados para alimentar seu povo. Desde pequenas, as crianças aprendem sobre a floresta. Jovens, adentram a mata com seus pais, tios e avôs para incursões de caça, ou coleta de frutos, sementes, mel e material para construção de moradia. A floresta é como uma grande enciclopédia viva para o conhecimento indígena.
De uma forma geral, em todas as culturas, os mitos e as lendas surgem como formas que o homem encontrou para compreender e dar sentido aos fatos e eventos da vida e do mundo. Muitos mitos explicam a origem das coisas, como certos alimentos; práticas culturais, como a agricultura, e fenômenos naturais, como o trovão e os eclipses. O contato dos povos indígenas com comunidades próximas tornou algumas dessas lendas conhecidas, de modo que foram absorvidas pela cultura regional brasileira, como a lenda amazônica do boto cor-de-rosa, que gosta de seduzir e namorar as moças incautas às margens dos igarapés. Outras lendas são específicas de cada tribo. [...]
Veja a seguir alguns dos mitos mais conhecidos da cultura indígena brasileira*.
Vitória-régia (ou mumuru) – a estrela dos lagos
Maraí era uma jovem e bela índia, que amava muito a natureza e tinha o hábito de contemplar chegada da Lua e das estrelas. Nasceu nela, então, um forte desejo de se tornar uma estrela. Perguntou ao pai como surgiam aqueles pontinhos brilhantes no céu e, com grande alegria, soube que Jacy, a Lua, ouvia os desejos das moças e, ao se esconder atrás das montanhas, transformava-as em estrelas. Muitos dias se passaram sem que a jovem realizasse seu sonho. Maraí resolveu, então, aguardar a chegada da Lua junto aos peixes do lago. Assim que ela apareceu, Maraí, encantada com sua imagem refletida na água, foi sendo atraída para dentro do lago, de onde nunca mais voltou. A pedido dos peixes, pássaros e outros animais, Maraí não foi levada para o céu. Jacy transformou-a em uma bela planta aquática, que recebeu o nome de vitória-régia (ou mumuru), a estrela dos lagos.
Caipora
Trata-se de um menino de pele escura, pequeno e rápido, cabeludo e feio, que fuma cachimbo, e tem a função de proteger os animais da floresta, os rios e as cachoeiras. Vive sondando as matas montado em um porco, sempre com uma longa vara na mão. Quando o caçador se aproxima o caipora pressente sua chegada através do vento que lhe agita os cabelos. Então sai a galope em seu porco fazendo barulho para espantar veados, coelhos, capivaras e outros animais de caça. Às vezes, o caçador, sem ver direito, corre atrás do próprio caipora que montado em seu porco faz zigue-zague pelo mato até perder-se de vista.
(*Fontes Funai e Fundação Joaquim Nabuco)
Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2020.
Escolha UM dos mitos acima e elabore sua versão sobre ele. Lembre-se do que você estudou sobre construção de enredo e siga as orientações abaixo:
Introdução (um ou dois parágrafos apenas)
1. Comece com uma expressão que indique tratar-se de uma época remota e indefinida, como estas:
Há muito, muito tempo…
Certa vez…
2. Apresente a personagem principal e onde vive, o que faz habitualmente.
Desenvolvimento
Narre os acontecimentos/aventuras pelas quais passa o(a) personagem:
• o início do conflito (problema ou desafio a ser enfrentado pelo(a) personagem);
• a complicação: as ações do(a) personagem para vencer o problema ou desafio;
• o clímax: o momento crucial da história.
Desfecho
De forma breve, conte as ações finais do(a) personagem para vencer seu desafio ou problema e como termina a história.
Revise atentamente seu texto, verificando se você grafou corretamente as palavras, se elaborou parágrafos e se cumpriu todos os passos do roteiro de produção de texto.
PFV!!!!!!!! é pra uma prova, respondem logo!
Clocsxk:
Bom braily e um site de duvidas , não respostas de prova amigo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Isso é uma redação não podemos fazer
Respondido por
5
Resposta:
Desculpa mas isso nos não podemos fazer pra você
Explicação:
Perguntas interessantes