História, perguntado por jr9079674, 4 meses atrás

Neste amor à verdade Tomás é grato a todos aqueles que no tempo passado trabalharam na investigação da verdade. Nos seus comentários aristotélicos encontram-se belos trechos sobre isto, dos quais eu desejaria citar um: "Na procura da verdade, de dois modos somos ajudados pelos demais. Um auxílio direto recebemo-lo daqueles que já se encontram a verdade. Quando todos os pensadores anteriores encontraram um aspecto da verdade, tais achados ficam sintetizados na sua unidade e totalidade para os investigadores posteriores, como poderoso recurso para um conhecimento integral da verdade. Indiretamente os pensadores seguintes são ajudados pelos anteriores, nisso que os erros dos primeiros dão aos últimos ensejo para esclarecer a verdade num sério trabalho intelectual. Equitativo é, por conseguinte, sejamos agradecidos a todos aqueles que nos hão ajudado no esforço pelo bem da verdade". Esta concepção, de ressaibo aristotélico, mostra a estima de Tomás para com os representantes das ciências profanas, tanto na antiguidade como na filosofia árabe e judaica, e a utilização dos seus resultados para a investigação da verdade. O conhecimento da história da filosofia não é para ele um fim em si mesmo, mas apenas o mantém no conhecimento da verdade: "O estudo da filosofia não tem por fim saber o que os outros pensaram senão conhecer como é a verdade das coisas". GRABMANN, M. A filosofia da cultura em Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1946, p. 113-114. Com base nos dois textos e no seu livro didático, analise as afirmativas a seguir sobre a escolástica e as universidades medievais. I. Na Idade Média surgiram as Universidades que tornaram-se os locais de produção e disseminação do conhecimento. II. Tomás de Aquino, enquanto um escolástico, demonstrou respeito pelos pensadores antigos, inclusive pelos não cristãos, como os da filosofia árabe e judaica. III. As conjunturas econômicas e sociais contribuíram para a evolução do ensino e o florescimento do desenvolvimento comercial e urbano proporcionou a expansão do ensino, da


elisangelab: Acredito que seja alternativa 5 ( I, II e III).

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
8

Sobre São Tomás de Aquino e a Idade Média, observa-se que as universidades crescem em importância educacional, através da urbanização e da evolução comercial, com o filósofo escolástico Tomás de Aquino influenciando o pensamento ocidental.

Resposta: Alternativa 5, I, II e III.

São Tomás de Aquino (1225 – 1274)

Foi um monge católico da Itália, pertencente à Ordem de São Domingos. Teve grande influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição Escolástica, por meio de suas obras.

Projetou-se como o mais importante proponente clássico da teologia natural e o pai do tomismo. Sua influência no pensamento ocidental foi enorme, e grande parte da filosofia moderna é considerada um desenvolvimento ou oposição às suas ideias, especialmente em ética, direito natural, metafísica e teoria política. Utilizou as ideias de Aristóteles combinando com os princípios do cristianismo.

Para mais informações sobre as primeiras universidades, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/39337381

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes