Nesta semana de nossa disciplina, a partir dos materiais base estudados, abordamos desde as reduzidas capacidades lógicas das crianças de 2 a 6 anos até sua importante capacidade de processamento e a grande bagagem de conhecimento com o qual já contam. Esse conhecimento de mundo se adquire cedo, em contato com as rotinas diárias de atividades e na interação com as pessoas e com os objetos. Vimos ainda como a ajuda prestada pelas pessoas adultas, especialmente os pais, contribui para esse desenvolvimento. Assim, da mesma maneira como ocorre com os adultos, nas crianças dessa faixa etária todos os processos cognitivos se beneficiam de uma ampla base de conhecimentos e da familiaridade com os materiais das tarefas. Quanto ao uso de estratégias, as crianças dessas idades são ativas elaboradoras de um bom número delas, que aplicam com muita regularidade em seus processos de memória ou de raciocínio. É evidente que as crianças têm muito o que aprender, porém seu raciocínio não pode ser considerado intuitivo ou conduzido pelo acaso.
Assinale a alternativa correta referente às implicações do cenário acima descrito para a Educação Infantil:
A Educação Infantil deve estimular o potencial de aprendizagem das crianças de 2 a 6 anos, porém levando em conta que as crianças nessa faixa etária não são capazes de elaborar estratégias, acumular conhecimentos ou interagir com seu meio de maneira efetiva.
A Educação Infantil não deve subestimar o potencial de aprendizagem das crianças de 2 a 6 anos, porém, deve levar em conta que ainda são verdadeiras “tábulas rasas” e devem ser resguardadas de interações muito frequentes com outras crianças.
A Educação Infantil deve ser realista e aceitar os baixos níveis de conhecimento e de potencial de aprendizagem das crianças de 2 a 6 anos, porém sempre pensando em ampliar lentamente tal aprendizagem.
A Educação Infantil deve seguir as mesmas indicações relacionadas aos ensinos Fundamental e Médio, com rigor e aprofundamento, pois já foi demostrado que as limitações apresentadas por Piaget para as crianças de 2 a 6 anos são infundadas.
A Educação Infantil não deve subestimar o potencial de aprendizagem das crianças de 2 a 6 anos, devendo sim reconhecer seus conhecimentos prévios, bem como favorecer uma ampla demonstração de suas capacidades e estimulá-las.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
a ultima resposta é a correta
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Saúde,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás