História, perguntado por isabellaaparecidaper, 6 meses atrás

Nesta ilha de fora esteve uma vila, que se chamou Santo Amaro, de que já não há mais que a ermida do santo; mas fez-se outra na terra firme da parte do sul chamada Vila da Conceiço. Na ilha dentro há duas povoações, uma chamada de Santos, outra de Sáo Vicente como o rio, a qual velo edificar Martim Afonso de Sousa em pessoa, e a povoou de mui nobre gente que consigo trouxe, e assim floresceu em mui breve tempo. Daqui se embarcou no ano de 1533 para desco- brir mais costa e rios dela, e foi correndo até chegar ao Rio da Prata, pelo qual navegou muitos dias, e perdendo alguns navios e dente deles nos baixos do rio, se tornou para sua capitania, SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil: 1500-1627, Edição revista por Capistrano de Abreu em 1918. Curitiba: Jurua Editora, 2010. p. 75. Nesse trecho, frei Vicente do Salvador narra alguns episódios da expedição empreendida por Martim Afonso de Souza na década de 1530.
A) CITE dois episódios dessa expedição narrados por frei Vicente do Salvador.
B) EXPLIQUE a importância da fundação de vilas nesse contexto.
C) EXPLIQUE por que a expedição comandada por Martim Afonso de Sousa pode ser considerada como o marco inicial da colonização.​

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
22

A) Frei Vicente narrou a descoberta da ilha de Santo Amaro, sendo o ponto de partida para a descoberta da tão conhecida capitania de Salvador.

B) O intuito de formar vilas era estabelecer divisões de lotes para donatários, isto é, administradores de terras realizarem a exploração de metais preciosos e cultivo de cana.

C) Expedição comandada por Martim Afonso de Sousa foi realizada para iniciar a colonização do Brasil em virtude de expulsar piratas invasores e franceses. Tinha o intuito de também de estabelecer algumas colônias de povoamento, além de verificar novos metais preciosos no território.

Bons estudos!

Perguntas interessantes