Nesta disciplina, ao se falar sobre a perspectiva de redação e produção textual, foi possível destacar a importância das concepções de linguagem que norteiam o trabalho do professor. Nesse sentido, é preciso considerar a linguagem como forma de interação, como prática social. Nesse sentido, “mais do que possibilitar uma transmissão de informação de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana, através dela o sujeito que fala pratica ações” (GERALDI, 1996, p. 43 apud PRETTI, 2017, p.151). PRETTI, Thays. Produção Textual II. Maringá: Unicesumar, 2017. Diante disso, analise as situações de produção que seguem e assinale aquela que realmente considera a produção textual como prática social. Alternativas Alternativa 1: Construir um relato para demonstrar o uso correto de tempos verbais. Alternativa 2: Elaboração de um poema para demonstrar as rimas e os fonemas da língua portuguesa. Alternativa 3: Construção de um infográfico para demonstrar à comunidade escolar a importância da coleta seletivo do lixo na escola. Alternativa 4: Redigir um texto expositivo sobre o uso de tecnologias que demonstre o conhecimento do alunos sobre conjunções e conectivos. Alternativa 5: Elaboração de um texto descrevendo as características do personagem principal para o trabalho com adjetivos na aula de língua portuguesa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Olá!
A alternativa correta é a:
Alternativa 3: Construção de um infográfico para demonstrar à comunidade escolar a importância da coleta seletivo do lixo na escola.
O texto como prática social está diretamente relacionado com uma construção baseada na vivência do autor com a comunidade do qual está inserido. A construção de um infográfico transforma em algo visual aspectos da rotina dos pertencentes da comunidade. Nesse sentido, a alternativa 3, dialoga melhor com uma prática social.
Espero ter ajudado.
lianatobiasov42j7:
CONCORDO!
Perguntas interessantes